A comunicação científica nos blogs de pesquisadores brasileiros: interpretações segundo categorias obtidas da análise de links

Autores

  • Rodrigo Silva Caxias de Sousa Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Sônia Elisa Caregnato Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v8i2.490

Palavras-chave:

Análise de Links. Comunicação científica. Blogs. Pesquisadores Brasileiros

Resumo

Analisa o uso de links nas postagens dos blogs de pesquisadores profissionais brasileiros como manifestações que viabilizam possíveis interpretações acerca de um novo paradigma de comunicação científica. Pontua acerca das proposições conceituais e designações em relação aos blogs que abordam a temática ciência. Analisa os processos de comunicação científica a partir dos links inseridos nas postagens de blogs de pesquisadores brasileiros. A metodologia baseia-se na análise de conteúdo, observando as funções e direcionamentos dos links em meio à postagem, de acordo com categorias emergidas do fenômeno. Os resultados indicam que as categorias suscitadas dos fenômeno e as categorias obtidas a priori são pertinentes no que se refere a observação acerca dos processos de comunicação científica.

Biografia do autor

Rodrigo Silva Caxias de Sousa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rodrigo Silva Caxias de Sousa é Professor Adjunto do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Biblioteconomia pela UFRGS (2000), Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2003) e Doutor em Comunicação e Informação pela UFRGS (2007-2011).

Sônia Elisa Caregnato, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Associada da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (FABICO) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação (PPGCOM) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987), mestrado em Information Management pela University of Sheffield (1992) e doutorado em Information Studies pela University of Sheffield (2000).

Downloads

Publicado

18/12/2012

Como citar

SOUSA, R. S. C. de; CAREGNATO, S. E. A comunicação científica nos blogs de pesquisadores brasileiros: interpretações segundo categorias obtidas da análise de links. Liinc em Revista, [S. l.], v. 8, n. 2, 2012. DOI: 10.18617/liinc.v8i2.490. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/3369. Acesso em: 18 mar. 2024.

Edição

Seção

Novos paradigmas da comunicação científica: ampliando o debate

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)