Análise de redes de coautoria de programas de pós-graduação: Evidências na atuação dos docentes da área interdisciplinar para o quadriênio 2013-2016
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v51i1.5262Palavras-chave:
rede de coautoria, rede de banca, colaboração científica, tipo de gestão universitária, correlação de redes colaborativas., cientometria, produção científicaResumo
A colaboração científica é uma prática comum para a construção e disseminação do conhecimento e tem como um dos produtos a publicação de artigos científicos em coautoria. Essas publicações formam uma rede de coautores, sendo que o estudo dessas redes ajuda a entender aspectos da colaboração e construção do conhecimento. Essa rede de coautoria pode ser analisada a partir de medidas de redes complexas para facilitar a comparação entre os programas, como por exemplo menor caminho médio, coeficiente de agregação, densidade, entre outras medidas. Outros tipos de colaboração científica também geram uma rede de contatos, como a rede de participação de bancas de avaliação. No Brasil, a ciência é majoritariamente produzida nos programas de pós-graduação stricto sensu de universidades, que são avaliados e classificados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Como cada área do conhecimento é avaliada de maneira diferente, este trabalho faz um estudo dos programas stricto sensu da área Interdisciplinar, subárea de engenharia, tecnologia e gestão para o quadriênio 2013-2016. O objetivo é avaliar a rede de colaboração científica entre professores de um mesmo programa a partir da rede de coautoria de artigos e de participação em bancas de avaliação. A conclusão é que as redes possuem características diferentes de acordo com o tipo de gestão (pública ou privada), e se um programa tem uma rede que indica maior colaboração interna entre os pesquisadores para um tipo de produção científica (coautoria ou bancas), isso reflete na outra rede.
Downloads
Referências
ALDIERI, L.; KOTSEMI, M.; VINCI, C.P. The impact of research collaboration on academic performance: An empirical analysis for some European countries. Socio-economic Planning Sciences, 2018. 13p. DOI: https://doi.org/10.1016/j.seps.2017.05.003
AMARAL, R.M.; BRITO, A.G.C.; ROCHA, K.G.D.S.; QUONIAM, L.M.; FARIA, L.I.L. Panorama da inteligência competitiva no Brasil: os pesquisadores e a produção científica na plataforma Lattes. Perspectivas em Ciência da Informação, Escola de Ciencia da Informacao da UFMG, 2016. 97p. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5344/2687
Autran, M.M.M. et al. Perfil de produção acadêmica dos programas brasileiros de pós-graduação em Ciência da Informação 2008-2012. Perspectivas em Ciência da Informação, 2015. 57p. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5344/2434
BARABÁSI A.L. et al. Evolution of the social network of scientific collaborations. Physical A, 2002. 590p. DOI: https://doi.org/10.1016/S0378-4371(02)00736-7
BEAVER, D.D.; ROSEN, R. Studies in scientific collaboration Part I: The professional origins of scientific co-authorship. Scientometrics, 1978. 65p. DOI: https://doi.org/10.1007/BF02016840
BRASIL. Portaria No 59, de 22 de março de 2017. Estabelece Regulamento para a Avaliação Quadrienal 2017. 2017. Disponível em: <https://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/27032017-PORTARIA-N-59-DE-22-DE-MARCO-DE-2017.pdf>. Acesso em: 05 out. 2019.
CAPES. Interdisciplinar. 2019a. Última atualização: 26 set 2019. Disponível em: <http://capes.gov.br/avaliacao/sobre-as-areas-de-avaliacao/76-dav/caa4/4674-interdisciplinar>. Acesso em: 5 out. 2019.
CAPES. Engenharia III. 2019b. Última atualização: 8 nov 2019. Disponível em: <http://capes.gov.br/images/stories/download/avaliacao/relatorios-finais-quadrienal-2017/20122017-ENGENHARIAS-III-quadrienal.pdf>. Acesso em: 10 dez. 2019
GUARIDO FILHO, E.R.; MACHADO DA SILVA, C. L.; ROSSONI, L. The social and intellectual dimensions in the construction of scientific knowledge: the institutional theory in organization studies in Brazil. Brazilian Administration Review, 2010. 136p. DOI: https://doi.org/10.1590/S1807-76922010000200003
HADDAD, E.A; MENA-CHALCO, J.P.; SIDONE, O. Produção científica e redes de colaboração dos docentes vinculados aos programas de pós-graduação em Economia no Brasil. São Paulo, Estudos Econômicos, 2017. 617p. DOI: https://doi.org/10.1590/0101-416147414ejo
MENA-CHALCO, J.P. et al. Brazilian bibliometric coauthorship networks. Journal of the Association for Information Science and Technology, 2014. 1424p. DOI: https://doi.org/10.1002/asi.23010
NEWMAN, M.E.J. Scientific collaboration networks. I. Network construction and fundamental results. Physical Review e, 2001a. 1p. DOI: https://doi.org/10.1103/PhysRevE.64.016131
NEWMAN, M.E.J. Scientific collaboration networks. II. Shortest paths, weighted networks, and centrality. Physical Review e, 2001b 1p. DOI: https://doi.org/10.1103/PhysRevE.64.016132
NEWMAN, M.E.J. The Structure and Function of Complex Networks. SIAM Review, Society for Industrial & Applied Mathematics (SIAM), [s.I.], 2003. 167p. DOI: https://doi.org/10.1137/S003614450342480
NEWMAN, M.E.J. Who Is the Best Connected Scientist? A Study of Scientific Coauthorship Networks. Complex Networks, 2004. 337p. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-540-44485-5_16
PEREZ-CERVANTES, E. et al. Using Link Prediction to Estimate the Collaborative Influence of Researchers. 2013 Ieee 9th International Conference On E-science, 2013. 293p. DOI: https://doi.org/10.1109/eScience.2013.32
RIBEIRO, R.C.; MAGALHÃES, A.M. Política de responsabilidade social na universidade: Conceitos e desafios. Educação, Sociedade e Cultura, 2014. 133p.
SIDONE, O.J.G.; HADDAD,E.A.; MENA-CHALCO, J.P. A ciência nas regiões brasileiras: evolução da produção e das redes de colaboração científica. Transinformação, FapUNIFESP (SciELO), [s.I.], 2016. 15p. DOI: https://doi.org/10.1590/2318-08892016002800002
SOARES, S.M.; SCHIMIT, P.H.T. A co-authorship network analysis of research from graduate programs of the interdisciplinary area in Brazil. In: XL Ibero-Latin-American Congress on Computational Methods in Engineering, 2019, 1p.
SOUZA, C.G.; FERREIRA, M.L.A. Researchers profile, co-authorship pattern and knowledge organization in information science in Brazil. Scientometrics, 2012. 673p. DOI: https://doi.org/10.1007/s11192-012-0882-7
XIE, Z.; LI, J.; LI, M. Exploring Cooperative Game Mechanisms of Scientific oauthorship Networks. Complexity, 2018. 1p. DOI: https://doi.org/10.1155/2018/9173186
ZHANG, P. et al. Proactive rumor control in online network. World Wide Web, 2018. 1799p. DOI: https://doi.org/10.1007/s11280-018-0623-9
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Solon Macedonia Soares
![Licença Creative Commons](http://i.creativecommons.org/l/by-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
- A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
- As provas finais não serão enviadas aos autores;
- Os autores mantém os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na revista Ciência da Informação, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da Licença Pública 4.0 Internacional Atribuição-CompartilharIgual
- Deve ser consignada a fonte de publicação original;
- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade;
- Cada autor receberá dois exemplares da revista, caso esteja disponível no formato impresso.