Análise de redes de coautoria de programas de pós-graduação: Evidências na atuação dos docentes da área interdisciplinar para o quadriênio 2013-2016
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v51i1.5262Palavras-chave:
rede de coautoria, rede de banca, colaboração científica, tipo de gestão universitária, correlação de redes colaborativas., cientometria, produção científicaResumo
A colaboração científica é uma prática comum para a construção e disseminação do conhecimento e tem como um dos produtos a publicação de artigos científicos em coautoria. Essas publicações formam uma rede de coautores, sendo que o estudo dessas redes ajuda a entender aspectos da colaboração e construção do conhecimento. Essa rede de coautoria pode ser analisada a partir de medidas de redes complexas para facilitar a comparação entre os programas, como por exemplo menor caminho médio, coeficiente de agregação, densidade, entre outras medidas. Outros tipos de colaboração científica também geram uma rede de contatos, como a rede de participação de bancas de avaliação. No Brasil, a ciência é majoritariamente produzida nos programas de pós-graduação stricto sensu de universidades, que são avaliados e classificados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Como cada área do conhecimento é avaliada de maneira diferente, este trabalho faz um estudo dos programas stricto sensu da área Interdisciplinar, subárea de engenharia, tecnologia e gestão para o quadriênio 2013-2016. O objetivo é avaliar a rede de colaboração científica entre professores de um mesmo programa a partir da rede de coautoria de artigos e de participação em bancas de avaliação. A conclusão é que as redes possuem características diferentes de acordo com o tipo de gestão (pública ou privada), e se um programa tem uma rede que indica maior colaboração interna entre os pesquisadores para um tipo de produção científica (coautoria ou bancas), isso reflete na outra rede.
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