Análise de redes de coautoria de programas de pós-graduação: Evidências na atuação dos docentes da área interdisciplinar para o quadriênio 2013-2016

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v51i1.5262

Palavras-chave:

rede de coautoria, rede de banca, colaboração científica, tipo de gestão universitária, correlação de redes colaborativas., cientometria, produção científica

Resumo

A colaboração científica é uma prática comum para a construção e disseminação do conhecimento e tem como um dos produtos a publicação de artigos científicos em coautoria. Essas publicações formam uma rede de coautores, sendo que o estudo dessas redes ajuda a entender aspectos da colaboração e construção do conhecimento. Essa rede de coautoria pode ser analisada a partir de medidas de redes complexas para facilitar a comparação entre os programas, como por exemplo menor caminho médio, coeficiente de agregação, densidade, entre outras medidas. Outros tipos de colaboração científica também geram uma rede de contatos, como a rede de participação de bancas de avaliação. No Brasil, a ciência é majoritariamente produzida nos programas de pós-graduação stricto sensu de universidades, que são avaliados e classificados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Como cada área do conhecimento é avaliada de maneira diferente, este trabalho faz um estudo dos programas stricto sensu da área Interdisciplinar, subárea de engenharia, tecnologia e gestão para o quadriênio 2013-2016. O objetivo é avaliar a rede de colaboração científica entre professores de um mesmo programa a partir da rede de coautoria de artigos e de participação em bancas de avaliação. A conclusão é que as redes possuem características diferentes de acordo com o tipo de gestão (pública ou privada), e se um programa tem uma rede que indica maior colaboração interna entre os pesquisadores para um tipo de produção científica (coautoria ou bancas), isso reflete na outra rede.

 

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Solon Macedonia Soares, Universidade Nove de Julho

    Mestre em Informática e Gestão do Conhecimento pela Universidade Nove de Julho (Uninove) - Brasil.

  • Pedro Henrique Triguis Schimit, Universidade Nove de Julho

    Pós-Doutorado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (Mackenzie) - Brasil. Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) - São Paulo, SP - Brasil. Professor da Universidade Nove de Julho (Uninove) - São Paulo, SP – Brasil.

Referências

ALDIERI, L.; KOTSEMI, M.; VINCI, C.P. The impact of research collaboration on academic performance: An empirical analysis for some European countries. Socio-economic Planning Sciences, 2018. 13p. DOI: https://doi.org/10.1016/j.seps.2017.05.003

AMARAL, R.M.; BRITO, A.G.C.; ROCHA, K.G.D.S.; QUONIAM, L.M.; FARIA, L.I.L. Panorama da inteligência competitiva no Brasil: os pesquisadores e a produção científica na plataforma Lattes. Perspectivas em Ciência da Informação, Escola de Ciencia da Informacao da UFMG, 2016. 97p. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5344/2687

Autran, M.M.M. et al. Perfil de produção acadêmica dos programas brasileiros de pós-graduação em Ciência da Informação 2008-2012. Perspectivas em Ciência da Informação, 2015. 57p. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5344/2434

BARABÁSI A.L. et al. Evolution of the social network of scientific collaborations. Physical A, 2002. 590p. DOI: https://doi.org/10.1016/S0378-4371(02)00736-7

BEAVER, D.D.; ROSEN, R. Studies in scientific collaboration Part I: The professional origins of scientific co-authorship. Scientometrics, 1978. 65p. DOI: https://doi.org/10.1007/BF02016840

BRASIL. Portaria No 59, de 22 de março de 2017. Estabelece Regulamento para a Avaliação Quadrienal 2017. 2017. Disponível em: <https://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/27032017-PORTARIA-N-59-DE-22-DE-MARCO-DE-2017.pdf>. Acesso em: 05 out. 2019.

CAPES. Interdisciplinar. 2019a. Última atualização: 26 set 2019. Disponível em: <http://capes.gov.br/avaliacao/sobre-as-areas-de-avaliacao/76-dav/caa4/4674-interdisciplinar>. Acesso em: 5 out. 2019.

CAPES. Engenharia III. 2019b. Última atualização: 8 nov 2019. Disponível em: <http://capes.gov.br/images/stories/download/avaliacao/relatorios-finais-quadrienal-2017/20122017-ENGENHARIAS-III-quadrienal.pdf>. Acesso em: 10 dez. 2019

GUARIDO FILHO, E.R.; MACHADO DA SILVA, C. L.; ROSSONI, L. The social and intellectual dimensions in the construction of scientific knowledge: the institutional theory in organization studies in Brazil. Brazilian Administration Review, 2010. 136p. DOI: https://doi.org/10.1590/S1807-76922010000200003

HADDAD, E.A; MENA-CHALCO, J.P.; SIDONE, O. Produção científica e redes de colaboração dos docentes vinculados aos programas de pós-graduação em Economia no Brasil. São Paulo, Estudos Econômicos, 2017. 617p. DOI: https://doi.org/10.1590/0101-416147414ejo

MENA-CHALCO, J.P. et al. Brazilian bibliometric coauthorship networks. Journal of the Association for Information Science and Technology, 2014. 1424p. DOI: https://doi.org/10.1002/asi.23010

NEWMAN, M.E.J. Scientific collaboration networks. I. Network construction and fundamental results. Physical Review e, 2001a. 1p. DOI: https://doi.org/10.1103/PhysRevE.64.016131

NEWMAN, M.E.J. Scientific collaboration networks. II. Shortest paths, weighted networks, and centrality. Physical Review e, 2001b 1p. DOI: https://doi.org/10.1103/PhysRevE.64.016132

NEWMAN, M.E.J. The Structure and Function of Complex Networks. SIAM Review, Society for Industrial & Applied Mathematics (SIAM), [s.I.], 2003. 167p. DOI: https://doi.org/10.1137/S003614450342480

NEWMAN, M.E.J. Who Is the Best Connected Scientist? A Study of Scientific Coauthorship Networks. Complex Networks, 2004. 337p. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-540-44485-5_16

PEREZ-CERVANTES, E. et al. Using Link Prediction to Estimate the Collaborative Influence of Researchers. 2013 Ieee 9th International Conference On E-science, 2013. 293p. DOI: https://doi.org/10.1109/eScience.2013.32

RIBEIRO, R.C.; MAGALHÃES, A.M. Política de responsabilidade social na universidade: Conceitos e desafios. Educação, Sociedade e Cultura, 2014. 133p.

SIDONE, O.J.G.; HADDAD,E.A.; MENA-CHALCO, J.P. A ciência nas regiões brasileiras: evolução da produção e das redes de colaboração científica. Transinformação, FapUNIFESP (SciELO), [s.I.], 2016. 15p. DOI: https://doi.org/10.1590/2318-08892016002800002

SOARES, S.M.; SCHIMIT, P.H.T. A co-authorship network analysis of research from graduate programs of the interdisciplinary area in Brazil. In: XL Ibero-Latin-American Congress on Computational Methods in Engineering, 2019, 1p.

SOUZA, C.G.; FERREIRA, M.L.A. Researchers profile, co-authorship pattern and knowledge organization in information science in Brazil. Scientometrics, 2012. 673p. DOI: https://doi.org/10.1007/s11192-012-0882-7

XIE, Z.; LI, J.; LI, M. Exploring Cooperative Game Mechanisms of Scientific oauthorship Networks. Complexity, 2018. 1p. DOI: https://doi.org/10.1155/2018/9173186

ZHANG, P. et al. Proactive rumor control in online network. World Wide Web, 2018. 1799p. DOI: https://doi.org/10.1007/s11280-018-0623-9

Downloads

Publicado

18/10/2022

Edição

Seção

Artigos