Percepções acerca da infodemia no contexto de uma sindemia a partir de curso de extensão
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v51i2.5616Palavras-chave:
Infodemia, Desigualdade Social, Análise de conteúdoResumo
Vivemos, no ano de 2020, tempos obscuros de uma crise sanitária provocada pela sindemia de Sars-CoV-2, que escancarou a perversa desigualdade social e a incapacidade de prover serviços públicos básicos a todos por meio da legitimação da necropolítica e de argumentos nefastos. Houve também um crescimento vertiginoso da informação, veiculada principalmente pelas mídias sociais, portanto, com alcance global, que nem sempre esteve de forma precisa. Em meio a este cenário, foi promovido um curso de extensão com o intuito de viabilizar o diálogo e a troca de saberes entre a comunidade e a universidade, superando-se, assim, o discurso da hegemonia acadêmica e substituindo-o pela ideia de aliança com movimentos, setores e organizações sociais. Neste trabalho, foram analisados os discursos dos cursistas com base em textos produzidos no transcorrer do curso, tomando como pilar a análise de conteúdo de Bardin (2002). Os participantes ponderaram, entre outros aspectos, sobre a subnotificação, a desigualdade social e a busca por informações confiáveis. Por fim, tem-se o entendimento da importância de encarar o verbo esperançar como um imperativo, ou seja, não como uma forma de se conformar, mas de resistir e tentar buscar soluções em conjunto.
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