Percepções acerca da infodemia no contexto de uma sindemia a partir de curso de extensão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v51i2.5616

Palavras-chave:

Infodemia, Desigualdade Social, Análise de conteúdo

Resumo

Vivemos, no ano de 2020, tempos obscuros de uma crise sanitária provocada pela sindemia de Sars-CoV-2, que escancarou a perversa desigualdade social e a incapacidade de prover serviços públicos básicos a todos por meio da legitimação da necropolítica e de argumentos nefastos. Houve também um crescimento vertiginoso da informação, veiculada principalmente pelas mídias sociais, portanto, com alcance global, que nem sempre esteve de forma precisa. Em meio a este cenário, foi promovido um curso de extensão com o intuito de viabilizar o diálogo e a troca de saberes entre a comunidade e a universidade, superando-se, assim, o discurso da hegemonia acadêmica e substituindo-o pela ideia de aliança com movimentos, setores e organizações sociais. Neste trabalho, foram analisados os discursos dos cursistas com base em textos produzidos no transcorrer do curso, tomando como pilar a análise de conteúdo de Bardin (2002). Os participantes ponderaram, entre outros aspectos, sobre a subnotificação, a desigualdade social e a busca por informações confiáveis. Por fim, tem-se o entendimento da importância de encarar o verbo esperançar como um imperativo, ou seja, não como uma forma de se conformar, mas de resistir e tentar buscar soluções em conjunto.

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Biografia do Autor

  • Fabiana de Freitas Poso, UFRJ

    Doutoranda em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Rio de Janeiro, RJ - Brasil. Mestre em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – RJ - Brasil. Professora da Secretaria Estadual de Educação (SEEDUC) e da Secretaria Municipal de Educação  (SME) – Brasil.

  • Suellen Cristine Isidoro Ribeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Doutoranda em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Rio de Janeiro, RJ - Brasil. Mestre em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) – RJ - Brasil. Professora de História da Prefeitura Municipal de Araruama (PMA) - Brasil.

  • Marcius Vinicius Borges Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Doutorando em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Rio de Janeiro, RJ - Brasil. Mestre em Educação Agrícola pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) – RJ - Brasil.  

  • Bruno Andrade Pinto Monteiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Doutor em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – RJ - Brasil. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - RJ - Brasil.

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Publicado

03/02/2022

Edição

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Artigos