Análise da produção do conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas na Iniciação Científica

Autores

  • Andreza Pereira Batista Universidade Federal do Ceará
  • Gabriela Belmont de Farias Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v52i2.5962

Palavras-chave:

Produção científica, Comunicação científica, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica

Resumo

As instituições de ensino superior possuem entre suas funções básicas a produção científica advindas das diversas atividades por ela executadas, como por meio das bolsas de iniciação científica, de modo que uma das maneiras de medir e destacar a constituição de saberes é o mapeamento destas publicações. Isto posto, o artigo objetiva analisar a produção científica dos projetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade Federal do Ceará, bem como compreender quais os meios de comunicação que estão sendo adotados pelos pesquisadores do programa. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva e documental, com abordagem quantiqualitativa e tem como método o estudo de caso. Utiliza como instrumento de coleta de dados os relatórios de iniciação científica, mapeando aqueles com e sem produções e suas diferentes tipologias, e têm como recorte as áreas do conhecimento vinculadas às Ciências Sociais Aplicadas. Analisa estatisticamente os dados coletados, baseando-se em proposições teóricas associada à busca dos Qualis das publicações na Plataforma Sucupira da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Os resultados demonstram a existência de produções científicas advindas dos projetos de iniciação científica e indicam é utilizado predominantemente artigos em periódicos e anais de eventos para a difusão dos estudos. Conclui que o mapeamento das produções científicas dos referidos projetos pode ser representativo do que vem sendo produzido na universidade, possibilitando atender as demandas institucionais, da ciência e da sociedade, e, por conseguinte, contribuir para a formação do estudante bolsista da iniciação científica, um dos principais objetivos do programa.

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Biografia do Autor

  • Andreza Pereira Batista, Universidade Federal do Ceará

    Mestranda em Ciência da Informação no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, Ceará, Brasil. Bacharela em Biblioteconomia, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, Ceará, Brasil. Integrante do Grupo de Pesquisa Competência e Mediação em Ambientes de Informação (CMAI).

  • Gabriela Belmont de Farias, Universidade Federal do Ceará

    Doutora em Ciência da Informação, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Marília, São Paulo, Brasil. Professora do Departamento de Ciências da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, Ceará, Brasil. Líder do Grupo de Pesquisa Competência e Mediação em Ambientes de Informação (CMAI).

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Publicado

21/06/2024

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Artigos