A relação da gestão do conhecimento com o desempenho organizacional sob a percepção dos empreendedores de startups de tecnologia da informação

Autores

  • Fabricio Ziviani Universidade Católica de Brasília image/svg+xml
  • Kleber Netto Fonseca Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura image/svg+xml
  • Renata Costa Ferreira Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura image/svg+xml
  • Renata Tolentino Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v54i1.6082

Palavras-chave:

empreendedorismo corporativo, gestão do conhecimento, startup, desempenho organizacional

Resumo

Este artigo visa a apresentar e discutir os resultados da pesquisa intitulada “A relação da inovação, do empreendedorismo corporativo e da gestão do conhecimento com o desempenho organizacional das startups brasileiras da área de tecnologia da informação sob a percepção dos seus empreendedores”. Para isso, foi realizado um recorte desta pesquisa, objetivando discutir a relação dos constructos empreendedorismo corporativo e gestão do conhecimento com o desempenho organizacional sob a percepção dos sujeitos desta pesquisa, startups brasileiras, em estágio inicial, da área de tecnologia da informação sob a percepção dos seus empreendedores. Ela é caracterizada como qualitativa, descritiva, estudo de casos múltiplos de análise. Foram selecionados 13 (treze) sujeitos de pesquisa, CTO e CEO, atuantes em 13 (treze) diferentes startups. Os resultados da pesquisa apontam que os constructos empreendedorismo corporativo e gestão do conhecimento criam valor para o cliente e tem impacto positivo no desempenho organizacional.

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Publicado

02/07/2025

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