A relação da gestão do conhecimento com o desempenho organizacional sob a percepção dos empreendedores de startups de tecnologia da informação
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v54i1.6082Palavras-chave:
empreendedorismo corporativo, gestão do conhecimento, startup, desempenho organizacionalResumo
Este artigo visa a apresentar e discutir os resultados da pesquisa intitulada “A relação da inovação, do empreendedorismo corporativo e da gestão do conhecimento com o desempenho organizacional das startups brasileiras da área de tecnologia da informação sob a percepção dos seus empreendedores”. Para isso, foi realizado um recorte desta pesquisa, objetivando discutir a relação dos constructos empreendedorismo corporativo e gestão do conhecimento com o desempenho organizacional sob a percepção dos sujeitos desta pesquisa, startups brasileiras, em estágio inicial, da área de tecnologia da informação sob a percepção dos seus empreendedores. Ela é caracterizada como qualitativa, descritiva, estudo de casos múltiplos de análise. Foram selecionados 13 (treze) sujeitos de pesquisa, CTO e CEO, atuantes em 13 (treze) diferentes startups. Os resultados da pesquisa apontam que os constructos empreendedorismo corporativo e gestão do conhecimento criam valor para o cliente e tem impacto positivo no desempenho organizacional.
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