IBERO-AMERICAN NETWORK OF SCIENTIFIC EDUCATION PUBLISHERS (RIECE): internationalization, indexing and adherence to open science

internacionalização, indexação e aderência à ciência aberta

Authors

  • Lia Machado Fiuza Fialho Universidade Estadual do Ceará
  • Karla Angélica Silva do Nascimento Universidade Estadual do Ceará
  • Maria Aparecida Alves da Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v53i3.7244

Keywords:

internacionalizacao, politica editorial, indexacao de periodico, ciencia aberta

Abstract

This is a network research project involving a team of 37 editors from 32 universities and 12 countries, whose object of study is emerging scientific journals in the field of education. The aim is to scientifically and technologically qualify Brazilian journals and those from other Latin American, Caribbean and African countries by pooling the team's editorial expertise with a focus on internationalization, indexing and adherence to open science. Methodologically, action research was used to foster network learning. The Ibero-American Network of Scientific Editors in Education was set up to continuously strengthen journals through collaborative actions. 

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Lia Machado Fiuza Fialho, Universidade Estadual do Ceará

    Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, Pós-doutorada em Educação pela Universidade Federal da Paraíba e pela Universidad de Cádiz - Espanha. Professora do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE) e do Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas (MPPP/UECE). Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas Memórias e Oralidades - PEMO. Editora da revista Educação & Formação e da revista Práticas Educativas, Memórias e Oralidades. Pesquisadora do grupo de pesquisa internacional Investigación e innovación educativa en Didáctica de la Lengua y la Literatura (HUM-1041 ineDLL/UCA). Pesquisadora produtividade CNPq. Secretária da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC Brasil).

  • Karla Angélica Silva do Nascimento, Universidade Estadual do Ceará

    Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Pós-doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará.  Professora nos níveis de graduação e pós-graduação da Unichristus e da Universidade Estadual do Ceará. Editora adjunta da revista Educação & Formação. Membro do grupo Práticas Educativas, Memórias e Oralidades.

  • Maria Aparecida Alves da Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

    Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Doutora e mestre em Educação pelo PPGE/UECE. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, pelo Instituto de Ensino Superior São Judas Tadeu. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piaui (UESPI). Pesquisadora no Grupo de Estudos Práticas e Pesquisas Memória o Oralidade (PEMO) da Universidade Estadual do Ceará.

References

ANNA, Jorge Santa. Comunicação científica e o papel dos periódicos científicos no desenvolvimento das ciências. Biblionline, João Pessoa, v. 15, n. 1, p. 3-18, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2019v15n1.44365. Acesso em: 27 jul. 2024.

CAMARGO, Brigido Vizeu; JUSTO, Ana Maria. Tutorial para uso do software [de análise textual] Iramuteq. Florianópolis: UFSC, 2018. Disponível em: http://www.iramuteq.org/documentation/fichiers/tutoriel-en-portugais. Acesso em: 27 jul. 2024.

FIALHO, Lia Machado Fiuza. Ciência Aberta, uma compreensão inicial. In: Comissão de ética e pesquisa da ANPEd. Ética e pesquisa em educação: subsídios. v. 3, 2023. Rio de Janeiro: ANPEd. Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/images/etica_e_pesquisa_em_educacao_volume_3_2023_1.pdf. Acesso em: 27 jul. 2024.

FONTES, Ilda. Competências do editor-chefe de periódico científico: gaps e tendências. FGV EAESP - MPGC: Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade, 2021. Disponível em: https://hdl.handle.net/10438/30207. Acesso em: 27 jul. 2024.

KUNSCH, Waldemar Luiz. O editor científico. Revista Acadêmica do Grupo Comunicacional de São Bernardo. São Bernardo, v. 1, n. 1, p. 1-5, 2004. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/wp/wp-content/uploads/2020/06/o-editor-cientifico.pdf. Acesso em: 27 jul. 2024.

MORAIS, Ana Marlene; RODE, Sigmar de Melo; GALLETI, Silvia. (org.). Desafios e perspectivas da editoria científica: memórias críticas do ABEC Meeting Live 2021. Botucatu, São Paulo: ABEC Brasil, 2022. Disponível em: https://www.abecbrasil.org.br/arquivos/Desafios_e_perspectivas_da_editoria_cientifica_2021.pdf. Acesso em: 27 jul. 2024.

TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000300009. Acesso em: 27 jul. 2024.

UNESCO - ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Recomendação da Unesco sobre Ciência Aberta. Paris: Unesco, 2021. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000379949_por. Acesso em: 27 jul. 2024.

UNESCO - ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Recomendación sobre la Ciencia y los Investigadores Científicos. Paris: Unesco, 2017. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000263618_spa.locale=em. Acesso em: 27 jul. 2024.

WERLANG, Elisabete; BLATTMANN, Úrsula. Aporte institucional das Instituições de Ensino Superior aos Editores de Periódicos Científicos. Perspectivas em Ciência da Informação, Minas Gerais, v. 27, n. 4, p. 81–107, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-5344/26694. Acesso em: 27 jul. 2024.

Published

30/10/2024