Rede Ibero-Americana de Editores Científicos de Educação (RIECE)

internacionalização, indexação e aderência à ciência aberta

Autores/as

  • Lia Machado Fiuza Fialho Universidade Estadual do Ceará
  • Karla Angélica Silva do Nascimento Universidade Estadual do Ceará
  • Maria Aparecida Alves da Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v53i3.7244

Palabras clave:

internacionalizacao, politica editorial, indexacao de periodico, ciencia aberta

Resumen

Trata-se de uma pesquisa em rede envolvendo uma equipe de 37 editores, de 32 universidades e 12 países, que elege como objeto de estudo as revistas científicas emergentes da área de educação. Objetiva-se qualificar científica e tecnologicamente os periódicos brasileiros e de outros países latino-americanos, caribenhos e africanos a partir da articulação dos conhecimentos editoriais da equipe com foco na internacionalização, na indexação e na aderência à ciência aberta. Metodologicamente, foi utilizada a pesquisa-ação para fomentar o aprendizado em rede. Constitui-se a Rede Ibero-Americana de Editores Científicos de Educação para o fortalecimento contínuo de periódicos por meio de ações colaborativas. 

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Lia Machado Fiuza Fialho, Universidade Estadual do Ceará

    Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, Pós-doutorada em Educação pela Universidade Federal da Paraíba e pela Universidad de Cádiz - Espanha. Professora do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE) e do Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas (MPPP/UECE). Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas Memórias e Oralidades - PEMO. Editora da revista Educação & Formação e da revista Práticas Educativas, Memórias e Oralidades. Pesquisadora do grupo de pesquisa internacional Investigación e innovación educativa en Didáctica de la Lengua y la Literatura (HUM-1041 ineDLL/UCA). Pesquisadora produtividade CNPq. Secretária da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC Brasil).

  • Karla Angélica Silva do Nascimento, Universidade Estadual do Ceará

    Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Pós-doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará.  Professora nos níveis de graduação e pós-graduação da Unichristus e da Universidade Estadual do Ceará. Editora adjunta da revista Educação & Formação. Membro do grupo Práticas Educativas, Memórias e Oralidades.

  • Maria Aparecida Alves da Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

    Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Doutora e mestre em Educação pelo PPGE/UECE. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, pelo Instituto de Ensino Superior São Judas Tadeu. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piaui (UESPI). Pesquisadora no Grupo de Estudos Práticas e Pesquisas Memória o Oralidade (PEMO) da Universidade Estadual do Ceará.

Referencias

ANNA, Jorge Santa. Comunicação científica e o papel dos periódicos científicos no desenvolvimento das ciências. Biblionline, João Pessoa, v. 15, n. 1, p. 3-18, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2019v15n1.44365. Acesso em: 27 jul. 2024.

CAMARGO, Brigido Vizeu; JUSTO, Ana Maria. Tutorial para uso do software [de análise textual] Iramuteq. Florianópolis: UFSC, 2018. Disponível em: http://www.iramuteq.org/documentation/fichiers/tutoriel-en-portugais. Acesso em: 27 jul. 2024.

FIALHO, Lia Machado Fiuza. Ciência Aberta, uma compreensão inicial. In: Comissão de ética e pesquisa da ANPEd. Ética e pesquisa em educação: subsídios. v. 3, 2023. Rio de Janeiro: ANPEd. Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/images/etica_e_pesquisa_em_educacao_volume_3_2023_1.pdf. Acesso em: 27 jul. 2024.

FONTES, Ilda. Competências do editor-chefe de periódico científico: gaps e tendências. FGV EAESP - MPGC: Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade, 2021. Disponível em: https://hdl.handle.net/10438/30207. Acesso em: 27 jul. 2024.

KUNSCH, Waldemar Luiz. O editor científico. Revista Acadêmica do Grupo Comunicacional de São Bernardo. São Bernardo, v. 1, n. 1, p. 1-5, 2004. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/wp/wp-content/uploads/2020/06/o-editor-cientifico.pdf. Acesso em: 27 jul. 2024.

MORAIS, Ana Marlene; RODE, Sigmar de Melo; GALLETI, Silvia. (org.). Desafios e perspectivas da editoria científica: memórias críticas do ABEC Meeting Live 2021. Botucatu, São Paulo: ABEC Brasil, 2022. Disponível em: https://www.abecbrasil.org.br/arquivos/Desafios_e_perspectivas_da_editoria_cientifica_2021.pdf. Acesso em: 27 jul. 2024.

TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000300009. Acesso em: 27 jul. 2024.

UNESCO - ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Recomendação da Unesco sobre Ciência Aberta. Paris: Unesco, 2021. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000379949_por. Acesso em: 27 jul. 2024.

UNESCO - ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Recomendación sobre la Ciencia y los Investigadores Científicos. Paris: Unesco, 2017. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000263618_spa.locale=em. Acesso em: 27 jul. 2024.

WERLANG, Elisabete; BLATTMANN, Úrsula. Aporte institucional das Instituições de Ensino Superior aos Editores de Periódicos Científicos. Perspectivas em Ciência da Informação, Minas Gerais, v. 27, n. 4, p. 81–107, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-5344/26694. Acesso em: 27 jul. 2024.

Publicado

30/10/2024