Rede Ibero-Americana de Editores Científicos de Educação (RIECE)
internacionalização, indexação e aderência à ciência aberta
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v53i3.7244Palavras-chave:
internacionalizacao, politica editorial, indexacao de periodico, ciencia abertaResumo
Trata-se de uma pesquisa em rede envolvendo uma equipe de 37 editores, de 32 universidades e 12 países, que elege como objeto de estudo as revistas científicas emergentes da área de educação. Objetiva-se qualificar científica e tecnologicamente os periódicos brasileiros e de outros países latino-americanos, caribenhos e africanos a partir da articulação dos conhecimentos editoriais da equipe com foco na internacionalização, na indexação e na aderência à ciência aberta. Metodologicamente, foi utilizada a pesquisa-ação para fomentar o aprendizado em rede. Constitui-se a Rede Ibero-Americana de Editores Científicos de Educação para o fortalecimento contínuo de periódicos por meio de ações colaborativas.
Downloads
Referências
ANNA, Jorge Santa. Comunicação científica e o papel dos periódicos científicos no desenvolvimento das ciências. Biblionline, João Pessoa, v. 15, n. 1, p. 3-18, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2019v15n1.44365. Acesso em: 27 jul. 2024.
CAMARGO, Brigido Vizeu; JUSTO, Ana Maria. Tutorial para uso do software [de análise textual] Iramuteq. Florianópolis: UFSC, 2018. Disponível em: http://www.iramuteq.org/documentation/fichiers/tutoriel-en-portugais. Acesso em: 27 jul. 2024.
FIALHO, Lia Machado Fiuza. Ciência Aberta, uma compreensão inicial. In: Comissão de ética e pesquisa da ANPEd. Ética e pesquisa em educação: subsídios. v. 3, 2023. Rio de Janeiro: ANPEd. Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/images/etica_e_pesquisa_em_educacao_volume_3_2023_1.pdf. Acesso em: 27 jul. 2024.
FONTES, Ilda. Competências do editor-chefe de periódico científico: gaps e tendências. FGV EAESP - MPGC: Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade, 2021. Disponível em: https://hdl.handle.net/10438/30207. Acesso em: 27 jul. 2024.
KUNSCH, Waldemar Luiz. O editor científico. Revista Acadêmica do Grupo Comunicacional de São Bernardo. São Bernardo, v. 1, n. 1, p. 1-5, 2004. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/wp/wp-content/uploads/2020/06/o-editor-cientifico.pdf. Acesso em: 27 jul. 2024.
MORAIS, Ana Marlene; RODE, Sigmar de Melo; GALLETI, Silvia. (org.). Desafios e perspectivas da editoria científica: memórias críticas do ABEC Meeting Live 2021. Botucatu, São Paulo: ABEC Brasil, 2022. Disponível em: https://www.abecbrasil.org.br/arquivos/Desafios_e_perspectivas_da_editoria_cientifica_2021.pdf. Acesso em: 27 jul. 2024.
TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000300009. Acesso em: 27 jul. 2024.
UNESCO - ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Recomendação da Unesco sobre Ciência Aberta. Paris: Unesco, 2021. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000379949_por. Acesso em: 27 jul. 2024.
UNESCO - ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Recomendación sobre la Ciencia y los Investigadores Científicos. Paris: Unesco, 2017. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000263618_spa.locale=em. Acesso em: 27 jul. 2024.
WERLANG, Elisabete; BLATTMANN, Úrsula. Aporte institucional das Instituições de Ensino Superior aos Editores de Periódicos Científicos. Perspectivas em Ciência da Informação, Minas Gerais, v. 27, n. 4, p. 81–107, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-5344/26694. Acesso em: 27 jul. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Lia Machado Fiuza Fialho, Karla Angélica Silva do Nascimento, Maria Aparecida Alves da Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
- A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
- As provas finais não serão enviadas aos autores;
- Os autores mantém os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na revista Ciência da Informação, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da Licença Pública 4.0 Internacional Atribuição-CompartilharIgual
- Deve ser consignada a fonte de publicação original;
- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade;
- Cada autor receberá dois exemplares da revista, caso esteja disponível no formato impresso.