Bibliotecas itinerantes públicas: estratégia de democratização de acesso e promoção à saúde
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v51i1.5591Palavras-chave:
Biblioteca itinerante, Leitura, Promoção da Saúde, Relações Comunidade-InstituiçãoResumo
A biblioteca é um ambiente fundamental para a compilação de informação, propagação do conhecimento e difusão da cultura, proporcionando benefícios como o desenvolvimento de habilidades, criatividade e a promoção da saúde. Apesar dos inúmeros benefícios do contato com os livros por meio de bibliotecas, ainda existem fragilidades na democratização do acesso. Assim, para a ampliação do acesso à leitura e a seus benefícios, desenvolveram-se as bibliotecas itinerantes. Nesse sentido, este trabalho tem o objetivo de descrever experiências identificadas na literatura sobre as bibliotecas itinerantes e públicas desenvolvidas por projetos como estratégia de promoção da saúde e impacto na qualidade de vida. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura por meio da Biblioteca Virtual de Saúde, PubMed e Google Scholar; foram analisados 9 estudos que responderam aos critérios de inclusão e exclusão estabelecidos. Apesar dos benefícios das bibliotecas itinerantes para ampliar as oportunidades de leitura, é necessário fomentar a criação e expansão desse tipo de biblioteca para ampliar o contato com o livro, promovendo aprendizagem, entretenimento e promoção da saúde.
Downloads
Referências
ALVES, A.; ROMÃO, L.M.S. Leitura de Barraco: efeitos de leitura em uma Biblioteca Itinerante. CRB-8 Digital, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 27-34, 2010. Disponível em: <https://brapci.inf.br/index.php/res/v/9538>. Acesso em: 19 jan. 2022.
ARAÚJO, E.A.; BRASILINO, F.N. Biblioteca itinerante: um estudo de caso do Projeto BiblioSESC, da rede SESC, como incentivo à leitura em uma escola na zona norte de Teresina (PI). Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, v. 3, n. 2, p. 1-11, 2014. Disponível em: <https://brapci.inf.br/index.php/res/v/61990>. Acesso em: 19 jan. 2022.
ASSIS, M.B.; PALHARES, M.L. Biblioteca popular Unilavras: biblioteca itinerante como mecanismo de promoção da cidadania, cultura e lazer. Ciência da Informação, Brasília, v.12, n. 2, p. 488-497, 2017. DOI: 10.22478/ufpb.1981-0695.2017v12n2.36595.
BASTOS, G.G.; ROMÃO, L.M.S. Sentidos de leitura em bibliotecas nomeadas alternativas. Biblionline, João Pessoa, v. 6, n. 1, p. 1-9, 2010. Disponível em: <https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/4900>. Acesso em: 19 jan. 2022.
BERNARDINO, M.C.R.; SUAIDEN, E.J. O papel social da biblioteca pública na interação entre informação e conhecimento no contexto da ciência da informação. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 16, n. 4, p. 29-41, 2011. Disponível em: <http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/1257>. Acesso em: 19 jan. 2022.
FERRAZ, M.N.; PAIVA, M.A.M.; REIS, D.C. O Espaço Leitura da UFMG: uma biblioteca pública dentro da biblioteca universitária. Bibliotecas Universitárias: Pesquisas, Experiências e Perspectivas, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, p. 19-32, 2017. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistarbu/article/view/3096>. Acesso em: 19 jan. 2022.
GANONG, L.H. Integrative reviews of nursing research. Research In Nursing & Health, v. 10, n. 1, p. 1-11, 1987. DOI: 10.1002/nur.4770100103.
GOMES, G.M.R.; ALMEIDA, A.A.; CARVALHO, W.M. Organização e acesso à informação em bibliotecas móveis: o caso do programa carro-biblioteca: frente de leitura do CENEX/ECI/UFMG. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS: a biblioteca universitária como laboratório na sociedade da informação, 17., 2012, Gramado. Anais... Porto Alegre: UFRGS, 2012. p. 1-13.
JESUS, I.P.; SANTOS, R.R.; SOUSA, A.C.M. A biblioteca móvel e o hábito da leitura: estudo de caso do bibliosesc em bairros de salvador. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 22, n. 50, p. 102-113, 6 2017. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2017v22n50p102>. Acesso em: 19 jan. 2022.
MENDONÇA, N.R.S. O desafio da democratização da leitura. Revista SymposiuM, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, p. 36-39, 2000. Disponível em: <https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/3096/3096.PDF>. Acesso em: 19 jan. 2022.
NASCIMENTO, M.E.S. Bibliotecas itinerantes: literatura como ferramenta para o desenvolvimento de leitores. In: XII CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA, 10., 2008, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: CIFEFIL, 2009. v. 12, p. 65-70.
SANTOS, J.M. O Processo Evolutivo das Bibliotecas da Antiguidade ao Renascimento. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 175-189, 2012. Disponível em: <https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/237>. Acesso em: 19 jan. 2022.
SILVA, C.R. A leitura no contexto escolar. São Paulo: Ícone, 1990.
SOUZA, C.M. Biblioteca: uma trajetória. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE BIBLIOTECONOMIA, 3., 2005, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: III Congresso Internacional de Biblioteconomia, 2005. p. 01-12.
TABOSA, H.R.; PEREIRA, F.O. Biblioteca itinerante: quando o cidadão não vai à biblioteca, ela vai até o cidadão. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação, v. 13. n. 4, 2012. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/264496005_Biblioteca_itinerante_quando_o_cidadao_nao_vai_a_biblioteca_ela_vai_ate_o_cidadao>. Acesso em: 19 jan. 2022.
VICENTINI, L.A. et al. O papel da biblioteca universitária no incentivo à leitura e promoção da cidadania. Biblios: Journal Of Librarianship And Information Science, Lima, v. 8, n. 27, 2007. Disponível em: <https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=16102706>. Acesso em: 19 jan. 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Fernanda Gonçalves de Souza, Karla Rona da Silva, Ana Paula de Lima Bezerra, Bárbara Aguiar Silva Oliveira, Isadora Oliveira Gondim
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
- A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
- As provas finais não serão enviadas aos autores;
- Os autores mantém os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na revista Ciência da Informação, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da Licença Pública 4.0 Internacional Atribuição-CompartilharIgual
- Deve ser consignada a fonte de publicação original;
- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade;
- Cada autor receberá dois exemplares da revista, caso esteja disponível no formato impresso.