Extração de conhecimento em organizações e serviços a partir da modelagem de processos
Uma análise bibliométrica
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v54i1.6200Palavras-chave:
gestão do conhecimento, BPMN, gerenciamento de processos de negócios, bibliometriaResumo
A capacidade das organizações de colocar em prática a inovação contínua, está diretamente atrelada a sua resposta em mobilizar o conhecimento existente visando uma aprendizagem organizacional. O artigo tem como objetivo responder à seguinte questão, por meio de estudo bibliométrico: qual a técnica mais utilizada para extração de conhecimento a partir da modelagem de processos de negócios? A análise bibliométrica possibilitou estabelecer associações relevantes entre os autores mais citados, trabalhos mais relevantes, principais fontes, bem como países com maiores contribuições em publicações, discorrendo sobre os principais métodos utilizados. A amostra contou com 91 estudos de 65 fontes, publicados nas plataformas científicas Scopus e Web of Science. A partir do ano de 2004 houve aumento na produção bibliográfica, principalmente em países como China, Estados Unidos e Alemanha, sendo os anos de 2011 e 2014 os mais produtivos, caracterizando ser o tema proposto relativamente novo na bibliografia científica, com a possibilidade de trabalhos futuros envolvendo uma análise bibliométrica mais abrangente, a partir da inclusão de novas métricas e de outras bases de dados científicas, bem como revisão sistemática da literatura abordando a extração do conhecimento em organizações e serviços, tendo como base a modelagem de processos de negócios.
Downloads
Referências
ABPMP. Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócios, Corpo Comum de Conhecimento: ABPMP BPM CBOK. Brasília - DF: ABPMP Brasil, 2020.
ARIA, M.; CUCCURULLO, C. Bibliometrix: An R-tool for comprehensive science mapping analysis. Journal of Informetrics, v. 11, n. 4, p. 959–975, 2017.
ALVARENGA NETO, R. C. D. Gestão do Conhecimento em Organizações: Proposta de Mapeamento Conceitual Integrativo. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) PPGCI, Escola de Ciência da Informação da UFMG, Belo Horizonte, 2005.
CALVANESE, D.; MONTALI, M., SYAMSIYAB, A.; VAN DER AALST, W.M.P. Ontology-Driven Extraction of Event Logs from Relational Databases. In: Reichert M., Reijers H. (eds) Business Process Management Workshops. BPM 2016. Lecture Notes in Business Information Processing, vol 256. Springer, Cham. https://doi-org.ez135.periodicos.capes.gov.br/10.1007/978-3-319-42887-1_12.
CLARIVATE ANALYTICS. Disponível em: https://support.clarivate.com/ScientificandAcademicResearch/s/article/KeyWords-Plus-generation-creation-and-changes?language=en_US. 2022, Acesso em: 03/02/2022.
COOPER, D. R., SCHINDLER, P. S. Métodos de pesquisa em administração. Porto Alegre: Bookman, 2003.
DESAI, N.; VERAS, L.; GOSAIN, A. Using Bradford’s law of scattering to identify the core journals of pediatric surgery. Journal of Surgical Research, vol. 229, pp. 90–95, Sep. 2018.
DIJKMAN, R.; LAMMERS, S. V.; JONG, A. de. Properties that influence business process management maturity and its effect on organizational performance. Information Systems Frontiers, pp. 1-18, 2015.
DUSTDAR, S.; HOFFMANN, T.; AALST, W. V. D. Mining of ad-hoc business processes with TeamLog. Data & Knowledge Engineering, Volume 55, Issue 2, 2005, Pages 129-158, ISSN 0169-023X.
GARFIELD, E.; SHER, I. H. Key words plus [TM]-algorithmic derivative indexing. Journal of the American Society for Information Science, vol. 44, p. 298, 1993.
GEIERHOS, M.; SCHULZE, S.; SIMON BÄUMER, F. What Did You Mean? - Facing the Challenges of User-generated Software Requirements. In Proceedings of the International Conference on Agents and Artificial Intelligence - Volume 2: PUaNLP, (ICAART 2015) ISBN 978-989-758-073-4; ISSN 2184-433X, pages 277-283. DOI: 10.5220/0005346002770283, 2015.
GUO, L.; SHARMA, R.; YIN, L.; LU, R.; RONG, K. Automated competitor analysis using big data analytics: Evidence from the fitness mobile app business. Business Process Management Journal, Vol. 23 No. 3, pp. 735-762, 2017. https://doi-org.ez135.periodicos.capes.gov.br/10.1108/BPMJ-05-2015-0065
HARMON, P. Business Process Change: A Business Process Management Guide for Managers and Process Professionals. Cambridge, U.K.: Morgan Kaufmann, 2019.
HIRSCH, J. E. An index to quantify an individual's scientific research output. Proceedings of the National academy of Sciences, v. 102, n. 46, p. 16569-16572, 2005.
JESTON, J. Business Process Management: Practical Guidelines to Successful Implementations, 4th ed. New York, NY, USA, 2018.
KHATIB, S. F. A.; ABDULLAH, D. F.; HENDRAWATY, E.; ELAMER, A. A. A bibliometric analysis of cash holdings literature: current status, development, and agenda for future research. Management Review Quarterly, 9 mar. 2021.
LI, J.; WANG, H. J.; Bai, X. An intelligent approach to data extraction and task identification for process mining. Information Systems Frontiers, 17, 1195–1208, 2015. https://doi-org.ez135.periodicos.capes.gov.br/10.1007/s10796-015-9564-3
LIZANO-MORA, H.; PALOS-SÁNCHEZ, P. R.; AGUAYO-CAMACHO, M. The evolution of business process management: A bibliometric analysis. IEEE Access, v. 9, p. 51088-51105, 2021.
MOELLER, Sabine. Characteristics of services–a new approach uncovers their value. Journal of services Marketing, 2010.
MOURA, L. K. B., MESQUITA, R. F., MOBIN, M., MATOS, F. T. C., MONTE, T. L., LAGO, E. C., FALCAÕ A, C. A. M., FERRAZ, M. A. de A. L., SANTOS, T. C., & SOUZA, L. R. M. Uses of Bibliometric Techniques in Public Health Research. Iranian Journal of Public Health, 46 (10), 1435-1436, 2017.
MUNIZ, E. C. L.; DANDOLINI, G. A.; BIZ, A. A. A Customer Knowledge Management Framework. Journal of Information & Knowledge Management, vol. 20, No. 3, 2021.
OKOYE, K.; TAWIL, A. H.; NAEEM, U.; BASHROUSH, R.; LAMINE, E. A Semantic Rule-based Approach Supported by Process Mining for Personalised Adaptive Learning. Procedia Computer Science, Volume 37, 2014, Pages 203-210, ISSN 1877-0509, https://doi.org/10.1016/j.procs.2014.08.031.
RIEHMANN, P.; HANFLER, M.; FROEHLICH, B. Interactive sankey diagrams. In: IEEE Symposium on Information Visualization, 2005. INFOVIS 2005. IEEE, 2005. p. 233-240.
ROOS, M.; MARSHALL, M.S.; GIBSON, A.P. et al. Structuring and extracting knowledge for the support of hypothesis generation in molecular biology. BMC Bioinformatics 10, S9 (2009). https://doi-org.ez135.periodicos.capes.gov.br/10.1186/1471-2105-10-S10-S9
ROSSETTI, A.; PACHECO, A. P. R.; SALLES, B.; GARCIA, M.; SANTOS, N. A organização baseada no conhecimento: novas estruturas, estratégias e redes de relacionamento; Ciência da Informação, Brasília, v. 37, n. 1, p. 61-72, jan./abr. 2008.
SANTOS, J. L. S.; LEOCÁDIO, L.; VARVAKIS, G. Gestão do Conhecimento como Processo: relação com tecnologias da informação e comunicação (TIC) e estratégia organizacional. . Acesso em 19/02/2022, v. 15, 2007.
SANTOS, L. C.; VARVAKIS, G. Projeto e análise de processos de serviços: uma avaliação de técnicas de representação. Produto & Produção, v. 5, n. 3, 2001.
SANTOS, N. dos; RADOS, G. J. V. Fundamentos Teóricos da Gestão do Conhecimento. 1. ed. – Florianópolis: Pandion, 2020. ISBN: 978-65-86527-01-8 (e-book). Disponível em: https://www.editorapandion.com/fundamentos-teoricos-de-gestao-do-conhecimento. Acesso em: 15/12/2021.
SANTOS, R. N. M.; KOBASHI, N. Y. Bibliometria, cientometria, infometria: conceitos e aplicações. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v. 2, n. 1, p.155–172, 2009.
SCHÖNIG S., CABANILLAS C., JABLONSKI S., MENDLING J. Mining the Organisational Perspective in Agile Business Processes. In: Gaaloul K., Schmidt R., Nurcan S., Guerreiro S., Ma Q. (eds) Enterprise, Business-Process and Information Systems Modeling. BPMDS 2015, EMMSAD 2015. Lecture Notes in Business Information Processing, vol 214. Springer, Cham., 2015.
SEVINC, M.; LOCKER, L.; MURRAY, J. D. Automation vs. Human Intervention: Is There any Room Left for the Analyst in the Data Mining Process? - Handbook of Research on Knowledge – Intensives Organizations. Information Science. Hershey, New York, 2009.
SPRINGER NATURE. Lecture Notes in Computer Science. Disponível em: https://www.springer.com/gp/computer-science/lncs. Acesso em: 15/02/2022.
TAKEUCHI, H.; NONAKA, I. Gestão do Conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008. Edição do Kindle.
URIONA-MALDONADO, M.; SANTOS, R. N. M.; VARVAKIS, G. State of the art on the Systems of Innovation research: a bibliometrics study up to 2009. Scientometrics (Print) JCR, v. 91, p. 977- 996, 2012.
WANG, Y.; CARON, F.; VANTHIENEN, J.; HUANG, L.; GUO, Y. Acquiring logistics process intelligence: Methodology and an application for a Chinese bulk port. Expert Systems with Applications, Volume 41, Issue 1, 2014, Pages 195-209, ISSN 0957-4174.
WEIDLICH, M.; ZIEKOW, H.; GAL, A.; MENDLING, J.; WESKE, M. Optimizing Event Pattern Matching Using Business Process Models, in IEEE Transactions on Knowledge and Data Engineering, vol. 26, no. 11, pp. 2759-2773, Nov. 2014, doi: 10.1109/TKDE.2014.2302306.
ZUPIC, I.; CATER, T. Bibliometric methods in management and organization. Organizational Research Methods, v. 18, n. 3, p. 429-472, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Gregório Jean Varvakis Rados, Alexandre Augusto Biz, Kátia da Silva Vianna Menezes, Gabriela Martins Cipriano, Simone Vasconcelos Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
- A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
- As provas finais não serão enviadas aos autores;
- Os autores mantém os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na revista Ciência da Informação, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da Licença Pública 4.0 Internacional Atribuição-CompartilharIgual
- Deve ser consignada a fonte de publicação original;
- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade;
- Cada autor receberá dois exemplares da revista, caso esteja disponível no formato impresso.























