Qualidade dos Dados no Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE): Superando o Desafio do Garbage In, Garbage Out (GIGO)
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v53i.6747Palavras-chave:
programa dinheiro direto na escola, garbage in garbage out, qualidade de dados, painéis de informação, centro colaborador de apoio ao monitoramento e à gestão de programas educacionaisResumo
A investigação apresenta e discute a relevância da qualidade dos dados na Ciência de Dados, trazendo o conceito de "Garbage In, Garbage Out" (GIGO) ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Objetivos: Teve como objetivo descrever o processo de extração, transformação e carga de dados para a geração de painéis de informação pelo Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais (CECAMPE/NE). Metodologia: A metodologia empregada configura-se como quantitativa e utilizou ferramentas típicas da Ciência dos Dados. Os dados relacionados com o PDDE foram coletados de sistemas transacionais e de enquetes com as populações envolvidas. Resultados: Os resultados mostraram uma redução satisfatória do GIGO, embora tenham sido identificados desafios como divergências de atualização de dados, falta de documentação adequada das tabelas de dados e problemas com campos de digitação livre nos formulários das enquetes. Conclusão: A análise reitera que o conceito de GIGO é um desafio significativo para a utilização eficaz dos dados do PDDE e destaca a necessidade de elaboração de melhores práticas de gestão de dados no contexto do programa que todos os profissionais que usam dados como a matéria-prima para a realização de suas atividades profissionais devem estar conscientes desses desafios e trabalhar em prol de soluções eficazes.
Downloads
Referências
CORDULA, F.; DIAS, G. A.; COSTA, P. R. S.; ARAÚJO, W.; DINIZ, A. V. S. Desenvolvimento da Integração de Dados para o Projeto Cecampe - NE no Contexto do “Programa Dinheiro Direto Na Escola”. In: SEMINÁRIO DO CECAMPE NORDESTE, 1., 2022, João Pessoa. Anais [...]. João Pessoa: Editora do CCTA, 2022. v. 1, p. 67-68.
DIAS, G. A.; COSTA, P. R. S.; ARAÚJO, W. J.; CORDULA, F. R.; DINIZ, A. V. S. Dados e painéis informacionais: insumos e tecnologias habilitadoras para a disseminação do conhecimento no contexto do “Programa Dinheiro Direto na Escola”. In: DINIZ, A. V. S.; PRESTES, E. M. T.; SANTOS, J. L. B.; FITTIPALDI, I.; PEREIRA, M. A. N.; ARAÚJO, W. J. (org.). Os novos gerenciamentos de ações para o fortalecimento do programa dinheiro direto na escola. João Pessoa: Editora do CCTA, 2022. v. 1, p. 79-87.
DINIZ, A. V. S.; PEREIRA, M. A. N.; ARAÚJO, W. J.; FITTIPALDI, I. O fortalecimento do Programa Dinheiro Direto na Escola na Região Nordeste como estratégia para a gestão democrática e para a qualidade da educação. In: SEMINÁRIO DO CECAMPE NORDESTE, 1., 2022, João Pessoa. Anais [...]. João Pessoa: Editora do CCTA, 2022. v. 1, p. 6-23.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (Brasil). O fortalecimento do Programa Dinheiro Direto na Escola na região Nordeste como estratégia para a gestão democrática e para a qualidade da educação CECAMPE-região Nordeste: relatório técnico: análise do IDEGes e sua evolução. João Pessoa-PB, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.5281/zenodo.7599128. Acesso em: 21 maio 2023.
OZMINKOWSKY, R. Garbage In, Garbage Out. Towards Data Science. [S. l.], nov. 2021. Disponível em: https://bit.ly/46bbreK. Acesso em: 18 maio 2023.
RICHARDSON, J. R. Pesquisa social: Métodos e técnicas. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2017. 424 p.
STENSON, R. Is This the First Time Anyone Printed, ‘Garbage In, Garbage Out’?. Atlas Obscura. [S. l.], mar. 14, 2016. Disponível em: https://www.atlasobscura.com/articles/is-this-the-first-time-anyone-printed-garbage-in-garbage-out. Acesso em: 18 maio 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Guilherme Ataíde Dias, Wagner Junqueira de Araújo, Adriana Valéria Santos Diniz, Flavio Ribeiro Córdula, Paulo Roberto Santos Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
- A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
- As provas finais não serão enviadas aos autores;
- Os autores mantém os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na revista Ciência da Informação, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da Licença Pública 4.0 Internacional Atribuição-CompartilharIgual
- Deve ser consignada a fonte de publicação original;
- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade;
- Cada autor receberá dois exemplares da revista, caso esteja disponível no formato impresso.