Qualidade dos Dados no Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE): Superando o Desafio do Garbage In, Garbage Out (GIGO)

Autores

  • Guilherme Ataíde Dias Universidade Federal da Paraíba
  • Wagner Junqueira de Araújo Universidade Federal da Paraíba
  • Adriana Valéria Santos Diniz Universidade Federal da Paraíba
  • Flavio Ribeiro Córdula Universidade Federal da Paraíba
  • Paulo Roberto Santos Costa Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v53i.6747

Palavras-chave:

programa dinheiro direto na escola, garbage in garbage out, qualidade de dados, painéis de informação, centro colaborador de apoio ao monitoramento e à gestão de programas educacionais

Resumo

A investigação apresenta e discute a relevância da qualidade dos dados na Ciência de Dados, trazendo o conceito de "Garbage In, Garbage Out" (GIGO) ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Objetivos: Teve como objetivo descrever o processo de extração, transformação e carga de dados para a geração de painéis de informação pelo Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais (CECAMPE/NE). Metodologia: A metodologia empregada configura-se como quantitativa e utilizou ferramentas típicas da Ciência dos Dados. Os dados relacionados com o PDDE foram coletados de sistemas transacionais e de enquetes com as populações envolvidas. Resultados: Os resultados mostraram uma redução satisfatória do GIGO, embora tenham sido identificados desafios como divergências de atualização de dados, falta de documentação adequada das tabelas de dados e problemas com campos de digitação livre nos formulários das enquetes. Conclusão: A análise reitera que o conceito de GIGO é um desafio significativo para a utilização eficaz dos dados do PDDE e destaca a necessidade de elaboração de melhores práticas de gestão de dados no contexto do programa que todos os profissionais que usam dados como a matéria-prima para a realização de suas atividades profissionais devem estar conscientes desses desafios e trabalhar em prol de soluções eficazes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Guilherme Ataíde Dias, Universidade Federal da Paraíba
    Pós-Doutorado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil. Doutorado em Ciências da Comunicação /Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Mestrado em Master Of Science In Organization & Management pela Central Connecticut State University. Professor da Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

Referências

CORDULA, F.; DIAS, G. A.; COSTA, P. R. S.; ARAÚJO, W.; DINIZ, A. V. S. Desenvolvimento da Integração de Dados para o Projeto Cecampe - NE no Contexto do “Programa Dinheiro Direto Na Escola”. In: SEMINÁRIO DO CECAMPE NORDESTE, 1., 2022, João Pessoa. Anais [...]. João Pessoa: Editora do CCTA, 2022. v. 1, p. 67-68.

DIAS, G. A.; COSTA, P. R. S.; ARAÚJO, W. J.; CORDULA, F. R.; DINIZ, A. V. S. Dados e painéis informacionais: insumos e tecnologias habilitadoras para a disseminação do conhecimento no contexto do “Programa Dinheiro Direto na Escola”. In: DINIZ, A. V. S.; PRESTES, E. M. T.; SANTOS, J. L. B.; FITTIPALDI, I.; PEREIRA, M. A. N.; ARAÚJO, W. J. (org.). Os novos gerenciamentos de ações para o fortalecimento do programa dinheiro direto na escola. João Pessoa: Editora do CCTA, 2022. v. 1, p. 79-87.

DINIZ, A. V. S.; PEREIRA, M. A. N.; ARAÚJO, W. J.; FITTIPALDI, I. O fortalecimento do Programa Dinheiro Direto na Escola na Região Nordeste como estratégia para a gestão democrática e para a qualidade da educação. In: SEMINÁRIO DO CECAMPE NORDESTE, 1., 2022, João Pessoa. Anais [...]. João Pessoa: Editora do CCTA, 2022. v. 1, p. 6-23.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (Brasil). O fortalecimento do Programa Dinheiro Direto na Escola na região Nordeste como estratégia para a gestão democrática e para a qualidade da educação CECAMPE-região Nordeste: relatório técnico: análise do IDEGes e sua evolução. João Pessoa-PB, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.5281/zenodo.7599128. Acesso em: 21 maio 2023.

OZMINKOWSKY, R. Garbage In, Garbage Out. Towards Data Science. [S. l.], nov. 2021. Disponível em: https://bit.ly/46bbreK. Acesso em: 18 maio 2023.

RICHARDSON, J. R. Pesquisa social: Métodos e técnicas. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2017. 424 p.

STENSON, R. Is This the First Time Anyone Printed, ‘Garbage In, Garbage Out’?. Atlas Obscura. [S. l.], mar. 14, 2016. Disponível em: https://www.atlasobscura.com/articles/is-this-the-first-time-anyone-printed-garbage-in-garbage-out. Acesso em: 18 maio 2023.

Downloads

Publicado

18/07/2024