Qualidade dos Dados no Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE): Superando o Desafio do Garbage In, Garbage Out (GIGO)
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v53i.6747Palavras-chave:
programa dinheiro direto na escola, garbage in garbage out, qualidade de dados, painéis de informação, centro colaborador de apoio ao monitoramento e à gestão de programas educacionaisResumo
A investigação apresenta e discute a relevância da qualidade dos dados na Ciência de Dados, trazendo o conceito de "Garbage In, Garbage Out" (GIGO) ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Objetivos: Teve como objetivo descrever o processo de extração, transformação e carga de dados para a geração de painéis de informação pelo Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais (CECAMPE/NE). Metodologia: A metodologia empregada configura-se como quantitativa e utilizou ferramentas típicas da Ciência dos Dados. Os dados relacionados com o PDDE foram coletados de sistemas transacionais e de enquetes com as populações envolvidas. Resultados: Os resultados mostraram uma redução satisfatória do GIGO, embora tenham sido identificados desafios como divergências de atualização de dados, falta de documentação adequada das tabelas de dados e problemas com campos de digitação livre nos formulários das enquetes. Conclusão: A análise reitera que o conceito de GIGO é um desafio significativo para a utilização eficaz dos dados do PDDE e destaca a necessidade de elaboração de melhores práticas de gestão de dados no contexto do programa que todos os profissionais que usam dados como a matéria-prima para a realização de suas atividades profissionais devem estar conscientes desses desafios e trabalhar em prol de soluções eficazes.
Downloads
Referências
CORDULA, F.; DIAS, G. A.; COSTA, P. R. S.; ARAÚJO, W.; DINIZ, A. V. S. Desenvolvimento da Integração de Dados para o Projeto Cecampe - NE no Contexto do “Programa Dinheiro Direto Na Escola”. In: SEMINÁRIO DO CECAMPE NORDESTE, 1., 2022, João Pessoa. Anais [...]. João Pessoa: Editora do CCTA, 2022. v. 1, p. 67-68.
DIAS, G. A.; COSTA, P. R. S.; ARAÚJO, W. J.; CORDULA, F. R.; DINIZ, A. V. S. Dados e painéis informacionais: insumos e tecnologias habilitadoras para a disseminação do conhecimento no contexto do “Programa Dinheiro Direto na Escola”. In: DINIZ, A. V. S.; PRESTES, E. M. T.; SANTOS, J. L. B.; FITTIPALDI, I.; PEREIRA, M. A. N.; ARAÚJO, W. J. (org.). Os novos gerenciamentos de ações para o fortalecimento do programa dinheiro direto na escola. João Pessoa: Editora do CCTA, 2022. v. 1, p. 79-87.
DINIZ, A. V. S.; PEREIRA, M. A. N.; ARAÚJO, W. J.; FITTIPALDI, I. O fortalecimento do Programa Dinheiro Direto na Escola na Região Nordeste como estratégia para a gestão democrática e para a qualidade da educação. In: SEMINÁRIO DO CECAMPE NORDESTE, 1., 2022, João Pessoa. Anais [...]. João Pessoa: Editora do CCTA, 2022. v. 1, p. 6-23.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (Brasil). O fortalecimento do Programa Dinheiro Direto na Escola na região Nordeste como estratégia para a gestão democrática e para a qualidade da educação CECAMPE-região Nordeste: relatório técnico: análise do IDEGes e sua evolução. João Pessoa-PB, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.5281/zenodo.7599128. Acesso em: 21 maio 2023.
OZMINKOWSKY, R. Garbage In, Garbage Out. Towards Data Science. [S. l.], nov. 2021. Disponível em: https://bit.ly/46bbreK. Acesso em: 18 maio 2023.
RICHARDSON, J. R. Pesquisa social: Métodos e técnicas. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2017. 424 p.
STENSON, R. Is This the First Time Anyone Printed, ‘Garbage In, Garbage Out’?. Atlas Obscura. [S. l.], mar. 14, 2016. Disponível em: https://www.atlasobscura.com/articles/is-this-the-first-time-anyone-printed-garbage-in-garbage-out. Acesso em: 18 maio 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Guilherme Ataíde Dias, Wagner Junqueira de Araújo, Adriana Valéria Santos Diniz, Flavio Ribeiro Córdula, Paulo Roberto Santos Costa
![Licença Creative Commons](http://i.creativecommons.org/l/by-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
- A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
- As provas finais não serão enviadas aos autores;
- Os autores mantém os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na revista Ciência da Informação, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da Licença Pública 4.0 Internacional Atribuição-CompartilharIgual
- Deve ser consignada a fonte de publicação original;
- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade;
- Cada autor receberá dois exemplares da revista, caso esteja disponível no formato impresso.