Dados nulos, negativos ou inconclusivos:
um panorama conceitual, qualificador e transversal
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v53i.6799Palavras-chave:
dados de pesquisa, dados não confirmatórios, dados obscuros, vieses científicos, mapa conceitualResumo
Objetiva representar o conceito de dados nulos, negativos ou inconclusivos a partir de aspectos que os envolvem. Especificamente sobre esses dados, pretende-se levantar características tangentes, identificar tipologias, discutir aspectos que perpassam a sua publicização e estruturar uma representação imagética acerca das suas características identificadas na literatura. Assume-se como uma pesquisa dedutiva, descritiva, bibliográfica e qualitativa. Faz uso do software CmapTools (versão 6.04) para geração de uma representação imagética sobre o tipo de dados em estudo. Resulta em um conjunto de atributos, tipologias, barreiras e motivos para a publicização dos dados em questão, sendo ilustrado na forma de um mapa conceitual. Conclui que os dados nulos, negativos ou inconclusivos, enquanto dados de pesquisa, são bem delineados teórico e metodologicamente, podem assumir seis tipologias (nulos, negativos, inconclusivos, não resultados, confutadores ou alternativos) e são imprescindíveis para o progresso científico, mas devido a vieses e entraves de cunhos cognitivo, sociológico, econômico, comportamental e meritocrático tendem a se converter em dados obscuros, ficando à revelia do conhecimento público.
Downloads
Referências
ABERSON, Chris. Interpreting null results: improving presentation and conclusions with confidence intervals. Journal of Articles in Support of the Null Hypothesis, Commerce, v. 1, n. 3, 2002. Disponível em: https://www.jasnh.com/a6.htm. Acesso em: 25 maio 2023.
ALMEIDA, Fernanda Gomes; CENDÓN, Beatriz Valadares. O viés de publicação: por que publicar resultados negativos? Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, p. 223-243, jun. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/24126. Acesso em: 25 maio 2023.
BLOOR, David. Knowledge and social imagery. 2. ed. Chicago, IL: The University of Chicago Press, 1991.
CARABETTA JÚNIOR, Valter. A utilização de mapas conceituais como recurso didático para a construção e inter-relação de conceitos. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, DF, v. 37, n. 3, p. 441-447, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/wfNvxq7hyNnPmb9ybsRZHDK/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 27 maio 2022.
FANELLI, Daniele. Negative results are disappearing from most disciplines and countries. Scientometrics, v. 90, p. 891-904, 2012.
FRANCO, Annie; MALHOTRA, Neil; SIMONOVITS, Gabor. Publication bias in the Social Sciences: unlocking the file drawer. Science, v. 345, n. 6203, p. 1502-1505, ago. 2014.
GUIMARÃES, Renan Arthur Bosio et al. Resultados negativos na pesquisa científica: aspectos éticos. Revista Bioética, Brasília, DF, v. 26, n. 2, jun./abr. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bioet/a/vGsZKrFK5kVgdQjzxxCw7mb/?lang=pt. Acesso em: 02 jun. 2022.
KREIMER, P. Estudio preliminar. El conocimiento se fabrica. ¿Cuándo? ¿Dónde? Cómo? In: KNORR-CETINA, Karin. La fabricación del conocimiento: un ensayo sobre el carácter constructivista y contextual de la ciencia. Bernal, CABA: Universidad Nacional de Quilmes, 2005. p. 11-44.
KNORR-CETINA, Karin. Scientific communities or transepistemic arenas of research? A critique of quasi-economic models of science. Social Studies of Science,, v. 12, n. 1, p. 101-130, fev. 1982.
LEHRER, David et al. Negative results in Social Science. European Political Science, Cambridge, v. 6, p. 51-68, 2007. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/248876523_Negative_results_in_Social_Science. Acesso em: 22 nov. 2022.
NISSEN, Silas Boye et al. Publication bias and the canonization of false facts. eLife, [s. l.], v. 5, n. 21451, dez. 2016. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5173326/. Acesso em: 02 jun. 2022.
OPEN KNOWLEDGE FOUNDATION. Open Data HandBook. [s.l.]: Open Knowledge Foundation, [20--?]. Disponível em: https://opendatahandbook.org/guide/pt_BR/. Acesso em: 25 maio 2023.
ORGANIZATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT. OECD principles and guidelines for access to research data from public funding. Paris: OECD, c2007. Disponível em: https://www.oecd.org/sti/inno/38500813.pdf. Acesso em: 25 maio 2023.
PARSONS, Edard Christien Michael; WRIGHT, Andrew. The goof, the bad and the ugly science: examples from the marine science arena. Frontiers in Marine Science, v. 2, p. 1-4, jun. 2015. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fmars.2015.00033/full. Acesso em: 25 maio 2023.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2013. Disponível em: https://www.feevale.br/institucional/editora-feevale/metodologia-do-trabalho-cientifico---2-edicao. Acesso em: 26 out. 2022.
SAYÃO, Luís Fernando; SALES, Luana Farias. Dados abertos de pesquisa: ampliando o conceito de acesso livre. Revista Eletrônica de Comunicação Informação e Inovação em Saúde, Manguinhos, v. 8, n.2, p. 76-92, jun. 2014. Disponível em: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/611/1252. Acesso em: 08 out. 2023.
SAYÃO, Luís Fernando; SALES, Luana Farias. A Ciência invisível: por que os pesquisadores não publicam seus resultados negativos? Informação & Informação, Londrina, v. 25, n. 4, p. 98-116, out./dez. 2020. Disponível em: https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/40016. Acesso em: 25 maio 2023.
SCHEMBERA, Björn; DURÁN, Juan Manuel. Dark data as the new challenge for Big Data Science and the introduction of the Scientific Data Officer. Philosohphy & Technology, [s.l.], v. 33, p. 93-115, 2020.
SILVA, Fabiano Couto Corrêa; SILVEIRA, Lúcia da. O ecossistema da Ciência Aberta. Transinformação, Campinas, v. 31, p. 1-13, set. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tinf/a/dJ89vRg94Qxtf6Y7M49Hztr/?lang=pt. Acesso em: 25 maio 2023.
SOUZA, Robson Beatriz; CAMPÊLLO, Lorena de Oliveira Souza. Ciência Aberta: perspectivas para organização da informação científica em tempos de pandemia. Revista Fontes Documentais, Aracaju, v. 3, p. 465-478, 2020. Edição especial: MEDINFOR Vinte Vinte. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/151345. Acesso em: 04 ago. 2022.
WASON, Peter Cathcart. On the failure to eliminate hypotheses in a conceptual task. The Quarterly Journal of Experimental Psychology, v. 12, n. 3, p. 129-140, jul. 1960. Disponível em: https://bear.warrington.ufl.edu/brenner/mar7588/Papers/wason-qjep1960.pdf. Acesso em: 22 nov. 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Denise Oliveira de Araújo, Márcio Bezerra da Silva, Elmira Luzia Melo Soares Simeão
![Licença Creative Commons](http://i.creativecommons.org/l/by-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
- A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
- As provas finais não serão enviadas aos autores;
- Os autores mantém os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na revista Ciência da Informação, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da Licença Pública 4.0 Internacional Atribuição-CompartilharIgual
- Deve ser consignada a fonte de publicação original;
- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade;
- Cada autor receberá dois exemplares da revista, caso esteja disponível no formato impresso.