O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DO PARQUE TECNOLÓGICO INTERNACIONAL NA REGIÃO FRONTEIRIÇA DO BRASIL E PARAGUAY
DOI:
https://doi.org/10.21721/p2p.2023v9n2.p293-311Palavras-chave:
Parque Tecnológico, Implantação, Dificuldades, AçõesResumo
Os Parques Científicos e Tecnológicos são instituições promotoras de desenvolvimento tecnológico, científico e socioeconômico regional através da interação entre empresas e instituições de ensino e pesquisa. No sentido de ampliar suas fronteiras, o Estado de Mato Grosso do Sul conta com o primeiro Parque Tecnológico Internacional (PTin), que está em fase de implantação na cidade de Ponta Porã-MS. O objetivo desse estudo foi identificar as principais dificuldades na implantação deste empreendimento, bem como as boas práticas aplicadas no PTin, visando propor sugestões de ações para a consolidação do parque. A metodologia utilizada foi qualitativa, caracterizando-se como documental e descritiva. Para identificar os procedimentos adotados foram realizadas entrevistas, aplicação questionário estruturado, além da participação observante em reuniões com instituições parceiras e diretoria do PTin. Os resultados apontam que uma das principais dificuldades enfrentadas foi uma manifestação política muito forte, o que resultou no delongamento da instalação de sua infraestrutura básica. Ainda, pode-se destacar a carência da participação da sociedade no seu processo prospectivo e a falta de incentivo ao investimento privado. Dessa forma, sugere-se o desenvolvimento de políticas públicas e diretrizes estratégicas para definições e implantação de Boas Práticas do PTin, realização de mecanismos de incentivo ao investimento privado, estruturação de uma equipe de trabalho engajada e comprometida, além de desenvolver programas e ações que atendam suas metas. Diante disso, espera-se que esta pesquisa contribua para o processo de implantação e consolidação do primeiro Parque Tecnológico Internacional na região de fronteira de Mato Grosso do Sul.
Downloads
Referências
ANPROTEC. Parques Científicos e Tecnológicos - Modelos e Programas de apoio bem sucedidos no exterior. Brasília: Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial. 2007
ARAUJO, B. G.. Arranjo populacional de fronteira entre Foz do Iguaçu/Brasil e Ciudad del Este/Paraguai. Revista de Geopolítica, v.9, nº 1., 52-67, 2018
BATISTA, W. D.; RIBEIRO, M. A.. Capacitação Profissional na Fronteira Brasil-Bolívia: O caso de Corumbá - MS. Revista Geo Pantanal, UFMS/AGB, 297-306, 2017.
BRASIL. (11 de janeiro de 2016). Fonte: Lei da Inovação nº 13.243: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/l13243.htm
FAGUNDES, H. S., NOGUEIRA, V. M., & KREUTZ, I. T. . Políticas de saúde no Mercosul: relevância e funcionalidade de dimensão jurídico-normativa. Argum, v.10, nº1., 133-149, 2018.
FONSECA, M. D.. Dissertação. Parque Tecnológico de Santa Maria-RS: do sonho à (dura) realidade. Santa Cruz do Sul, RS: Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). 2017
GIL, A. C.. Como elaborar Projetos de Pesquisa. 4ª Edição. São Paulo: Atlas, 2002.
IASP. (30 de setembro de 2017). Fonte: International Association of Science Parks and Areas of Innovation: https://www.iasp.ws/
MCTI. Parques & Incubadoras para o desenvolvimento do Brasil : Estudo de Práticas de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas. Brasília: Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, 2015.
MCTIC. (03 de Novembro de 2017). Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações: http://www.mctic.gov.br/portal
NOCE, A. F.. O Processo de Implantação e Operacionalização de um Parque Tecnológico: Um estudo de caso. Florianópolis, SC, Brasil: Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, 2002.
NOVELI, M., & SEGATTO, A. P.. Processo de Cooperação Universidade-Empresa para a Inovação Tecnológica em um Parque Tecnológico: Evidências Empíricas e Proposição de um Modelo Conceitual. Revista de Administração e Inovação, 81-105, 2012.
NUNES, M.. Dinâmicas Transfronteiriças e o Avanço da Violência na Fronteira Sul-Mato-Grossense. IPEA - Boletim Regional, Urbano e Ambiental, 32-38, 2017.
PTin.. Estatuto Parque Tecnológico Internacional de Ponta Porã. Ponta Porã, Mato Grosso do Sul, Brasil, 2015.
SANTOS, F. K.. Dissertação. Impacto das Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação no Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso do Sul. Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil: Universidade Católica Dom Bosco, 2017.
ZAMMAR, G., KOVALESKI, J. L., & ZANETTI, S. G. (2010). Parque Tecnológico de Ponta Grossa: Um ambiente que necessita de qualidade na gestão. Revista Gestão Industrial - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), 196-212.
Publicado
Versões
- 29/03/2023 (2)
- 28/03/2023 (1)
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 P2P E INOVAÇÃO

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista é publicada sob a licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 4.0 Internacional.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.