SEXUALIDADE EM DISPUTA
o direcionamento de anúncios nas redes da Meta sobre a comunidade LGBTQIAP+ durante as eleições de 2022
DOI:
https://doi.org/10.21728/p2p.2024v11n1e-6681Palavras-chave:
discurso de ódio; anúncios políticos; moderação de conteúdo; transparência de plataformasResumo
Apesar de medidas para diminuir a prevalência de ataques a minorias sexuais e de gênero nas plataformas digitais, anúncios discriminatórios e odiosos têm sido patrocinados por políticos durante campanhas eleitorais ao redor do mundo. Este artigo analisa as estratégias discursivas e de segmentação de anúncios sobre a população LGBTQIAP+ nas plataformas da Meta durante a campanha eleitoral de 2022 para entender como os direitos dessa população foram instrumentalizados em um cenário político polarizado. Os pesquisadores coletaram 3.703 anúncios contrários e a favor dos direitos da comunidade LGBTQIAP+ veiculados no Brasil durante o primeiro turno e sistematizaram os dados de segmentação e investimento, além de analisarem o conteúdo veiculado pelos principais anunciantes. Anúncios anti-LGBTQIAP+ foram predominantes na campanha, recebendo mais investimento e alcançando um público maior que os conteúdos pró-LGBTQIAP+. Os resultados indicam que as medidas de governança promovidas pela Meta podem não ser suficientes para impedir a circulação de anúncios discriminatórios e odiosos.
Downloads
Referências
ALI, M.; SAPIEZYNSKI, P.; KOROLOVA, A.; BOGEN, M.; MISLOVE, A.; RIEKE, A. Discrimination through optimization: How Facebook’s ad delivery can lead to skewed outcomes. Proceedings of the ACM on Human-Computer Interaction, [S.l.], v. 3, n. CSCW, n.p., nov. 2019. Disponível em: https://arxiv.org/abs/1904.02095. Acesso em: 27 maio 2023.
ALLAN, R. Hard questions: Who should decide what is hate speech in an online global community?. Meta Newsroom, [S.l.], 27 jun. 2017. Disponível em: https://about.fb.com/news/2017/06/hard-questions-hate-speech/. Acesso em: 04 jul. 2024.
ALVES, M; TAVARES, C. Q. Propaganda eleitoral digital no Brasil: Estratégias de segmentação de candidaturas à presidência em 2018 no Facebook. Revista Eco-Pós, [S.l.], v. 26, n. 2, p. 507–538, 2023 Disponível em: https://revistaecopos.eco.ufrj.br/eco_pos/article/view/27914. Acesso em: 8 jul. 2024.
BEN-DAVID, A. Counter-archiving Facebook. European Journal of Communication, [S.l.], v. 35, n. 3, p. 249–264, 2020. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/0267323120922069. Acesso em: 15 dez. 2023.
BOSSETTA, M. Scandalous design: How social media platforms’ responses to scandal impacts campaigns and elections. Social Media + Society, [S.l.], v. 6, n. 2, p. 1–4, 2021. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/2056305120924777. Acesso em: 21 mar. 2023.
COTTER, K.; MEDEIROS, M.; PAK, C.; THORSON, K. “Reach the right people”: The politics of “interests” in Facebook’s classification system for ad targeting. Big Data & Society, [S.l.], v. 8, n. 1, p. 1–16, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1177/2053951721996046. Acesso em: 21 mar. 2023.
CASAES, D.; CÓRDOVA, Y. Weaponised information in Brazil: Digitising hate. Toda Peace Institute, 2019. Disponível em: https://toda.org/policy-briefs-and-resources/policy-briefs/weaponised-information-in-brazil-digitising-hate.html. Acesso em: 28 jun. 2023.
DI MECO, L. Monetizing misogyny: Gendered disinformation and the undermining of women’s rights and democracy globally. #ShePersisted, 2023. Disponível em: https://she-persisted.org/wp-content/uploads/2023/02/ShePersisted_MonetizingMisogyny.pdf. Acesso em: 30 set. 2023.
DÍAZ, A.; HECHT-FELELLA, L. Double standards in social media content moderation. Nova Iorque: Brennan Center for Justice, 2021. Disponível em: https://www.brennancenter.org/sites/default/files/2021-08/Double_Standards_Content_Moderation.pdf. Acesso em: 05 jul. 2024.
DOBBER, T.; KRUIKEMEIER, S.; HELBERGER, N.; GOODMAN, E. Shielding citizens? Understanding the impact of political advertisement transparency information. New Media & Society, [S.l.], v. 0, n. 0, e14614448231157640, 2023. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/14614448231157640. Acesso em: 04 jul. 2024.
FITZGERALD, J.; SANTINI, R. M.; SALLES, D. Disinformation and the 2022 Brazilian General Elections: The First Round Vote. [S.l.]: Vox Pol, 2022. Disponível em: https://voxpol.eu/disinformation-and-the-2022-brazilian-general-elections-the-first-round-vote/. Acesso em: 05 jul. 2024.
GHOSH, D. It's all in the business model: The internet's economic logic and the instigation of disinformation, hate, and discrimination. Georgetown Journal of International Affairs, Georgetown, v. 21, p. 129–135, 2020. Disponível em: https://muse.jhu.edu/article/766380. Acesso em: 04 jul. 2024.
GILLESPIE, T. A relevância dos algoritmos. Parágrafo, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 95–121, 2008. Disponível em: https://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/722. Acesso em: 21 maio 2023.
GRANJEIA, J.; ALMEIDA, R. Por dentro da máquina do Brasil Paralelo para dominar as buscas no Google. Núcleo, [S.l.], 21 jan. 2023. Disponível em: https://nucleo.jor.br/especiais/2023-01-31-a-maquina-do-brasil-paralelo/. Acesso em: 6 jul. 2023.
JAMISON, A. M.; BRONIATOWSKI, D. A.; DREDZE, M.; WOOD-DOUGHTY, Z.; KHAN, D.; QUINN, S. C. Vaccine-Related advertising in the Facebook Ad Archive. Vaccine, [S.l.], v. 38, n. 3, p. 512–520, 16 jan. 2020. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0264410X1931446X. Acesso em: 15 dez. 2023.
LEERSSEN, P.; DOBBER, T.; HELBERGER, N.; VREESE, C. de. News from the ad archive: How journalists use the Facebook Ad Library to hold online advertising accountable. Information, Communication & Society, [S.l.], v. 26, n. 7, p. 1381–1400, 2021. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/citedby/10.1080/1369118X.2021.2009002. Acesso em: 01 out. 2023.
MACHADO, B. F. Por que ‘ideologia de gênero’? Precisamos falar sobre isso. Nexo Jornal, [S.l.], 12 jul. 2016. Sociedade. Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/ensaio/2016/Por-que-%E2%80%98ideologia-de-g%C3%AAnero%E2%80%99-Precisamos-falar-sobre-isso. Acesso em: 25 jun. 2023.
META. Central de Ajuda da Meta para Empresas: Sobre a Biblioteca de Anúncios da Meta. [S.l.]: Meta, [S.d.]a. Disponível em: https://web.facebook.com/business/help/2405092116183307. Acesso em: 9 jun. 2023.
META. Integridade nas eleições. [S.l.]: Meta, [S.d.]b. Disponível em: https://www.facebook.com/business/m/election-integrity. Acesso: em 9 jun. 2023.
META. Transparency Center: Práticas discriminatórias. [S.l.]: Meta, [S.d.]c. Disponível em: https://transparency.meta.com/pt-br/policies/ad-standards/unacceptable-content/discriminatory-practices. Acesso em: 04 jul. 2024.
META. Transparency Center: Violência e incitação. [S.l.]: Meta, [S.d.]d. Disponível em: https://transparency.meta.com/pt-br/policies/community-standards/violence-incitement/. Acesso em: 04 jul. 2024.
META. Transparency Center: Discurso de ódio. [S.l.]: Meta, [S.d.]e. Disponível em: https://transparency.meta.com/pt-br/policies/community-standards/hate-speech/. Acesso em: 04 jul. 2024.
META. Transparency Center: Community Standards Enforcement Report: Hate Speech. [S.l.]: Meta, [S.d.]f. Disponível em: https://transparency.meta.com/reports/community-standards-enforcement/hate-speech/facebook/. Acesso em: 04 jul. 2024.
MISKOLCI, R.; CAMPANA, M. “Ideologia de gênero”: Notas para a genealogia de um pânico moral contemporâneo. Sociedade & Estado, Brasília, v. 32, n. 3, p. 725–747, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/se/a/Ns5kmRtMcSXDY78j9L8fMFL. Acesso em: 25 jun. 2023.
NAPOLI, P.; CAPLAN, R. Por que empresas de mídia insistem que não são empresas de mídia, por que estão erradas e por que isso importa. Parágrafo, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 143–163, 2018. Disponível em: https://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/724/565. Acesso em: 04 jul. 2024.
NETLAB UFRJ. Golpes, fraudes e desinformação na publicidade digital abusiva contra mulheres. [S.l.]: Netlab UFRJ, 2024. Disponível em: https://netlab.eco.ufrj.br/post/golpes-fraudes-e-desinformac-a-o-na-publicidade-digital-abusiva-contra-mulheres. Acesso em: 04 jul. 2024.
PARK, T. J.; ROHATGI, A. Balancing the platform responsibility paradox: A case for amplification regulation to mitigate the spread of harmful but legal content online. Computer Law & Security Review, [S.l.], v. 52, e.105960, p. 1–16, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.clsr.2024.105960. Acesso em: 04 jul. 2024.
POCHAT, V.; EDELSON, L; GOETHEM, T. V.; JOOSEN, W.; MCCOY, D.; LAUINGER, T. An audit of Facebook's political ad policy enforcement. In: 31º USENIX SECURITY SYMPOSIUM, ago. 2022, Boston. Anais [...]. [S.l.]: USENIX Association, 2022. Disponível em: https://www.usenix.org/system/files/sec22-lepochat.pdf. Acesso em: 17 maio 2023.
POPOLIN, G. Masculinizar a mulher e feminilizar o homem: o conluio entre LGBT+ e a esquerda para implantar a “ideologia de gênero” no Brasil. In: ANAIS DO 30° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2021, São Paulo. Anais eletrônicos [...]. Campinas: Galoá, 2021. Disponível em: https://proceedings.science/compos/compos-2021/trabalhos/masculinizar-a-mulher-e-feminilizar-o-homem-o-conluio-entre-lgbt-plus-e-a-esquer?lang=pt-br. Acesso em: 01 out. 2023.
RODRIGUES, R.; DIAS, C. H. Alvo de mais de 80 ações judiciais, deputado Douglas Garcia pede 'autofalência' na Justiça por não ter dinheiro para pagar indenizações. G1, São Paulo, 09 nov. 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2022/11/09/alvo-de-mais-de-80-acoes-judiciais-deputado-douglas-garcia-pede-autofalencia-na-justica-por-nao-ter-dinheiro-para-pagar-indenizacoes.ghtml. Acesso em: 04 jul. 2024.
SAMBHAV, K.; RANGANATHAN, N. Facebook charged BJP less for India election ads than others. Al Jazeera, Nova Déli, 16 mar. 2022. Business and Economy. Disponível em: https://www.aljazeera.com/economy/2022/3/16/facebook-charged-bjp-lower-rates-for-india-polls-ads-than-others. Acesso em: 21 jun. 2023.
SANTINI, R. M; SALLES, D. TUCCI, G. When Machine Behavior Targets Future Voters: The Use of Social Bots to Test Narratives for Political Campaigns in Brazil. International Journal of Communication, [S.l.], v. 15, p. 1220–1243, 2021. Disponível em: https://netlab.eco.ufrj.br/post/when-machine-behavior-targets-future-voters-social-bots-to-test-narratives-for-political-campaigns. Acesso em: 05 jul. 2024.
SANTINI, R. M.; SALLES, D. Brazil's far-right 'media literacy' campaign: Delegitimizing the press for profit. In: BRIANT, E.; BAKIR, V. Routledge handbook of the influence industry. [S.l.]: Routledge, 2024.
SANTINI, R. M.; SALLES, D.; MATTOS, B.; CANAVARRO, M.; BARROS, C. E.; MOREIRA, A. C.; GRAEL, F.; FERREIRA, F.; MELLO, D. P.; BORGES, M.; CIODARO, T.; SANCHOTENE, N.; HADDAD, J. G.; MURAKAMI, L.; SILVA, D.; DAU, E.; LOUREIRO, F. Índice de Transparência de Publicidade. Rio de Janeiro: NetLab UFRJ, 2024a. Disponível em: https://netlab.eco.ufrj.br/itp. Acesso em 26 nov. 2024.
SANTINI, R. M.; SALLES, D.; MARTINS, B. M.; MOREIRA, A.; HADDAD, J. G. Seeing through opacity: The limitations of digital ad transparency in Brazil. In: ACM Conference on Fairness, Accountability, and Transparency (FAccT). 7., jun. 2024, Rio de Janeiro. Anais [...]. Nova Iorque: Association for Computing Machinery (ACM), 2024b. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/10.1145/3630106.3659034. Acesso em: 05 jul. 2024.
SOSNOVIK, V.; GOGA, O. Understanding the Complexity of Detecting Political Ads. In: WEB CONFERENCE 2021 (WWW '21), 2021, p. 2002-2013, Ljubljana, Eslovênia. Anais [...]. Nova Iorque: Association for Computing Machinery (ACM), 2021. Disponível em: https://hal.science/hal-03450501. Acesso em: 27 maio 2023.
TAVARES, P.; BORGES, G. A violência política e a desinformação de gênero no Brasil. Nexo Jornal, [S.l.], 3 dez. 2023. Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/ensaio/2023/12/03/A-viol%C3%AAncia-pol%C3%ADtica-e-a-desinforma%C3%A7%C3%A3o-de-g%C3%AAnero-no-Brasil. Acesso em: 05 jul. 2024.
TSE desmonetiza quatro canais e suspende divulgação de documentário. Tribunal Superior Eleitoral, [S.l.], 20 out. 2022. Disponível em: https://www.tse.jus.br/comunicacao/noticias/2022/Outubro/tse-desmonetiza-quatro-canais-e-suspende-divulgacao-de-documentario. Acesso em: 26 nov. 2024.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 João Gabriel Haddad , Débora Gomes Salles , Rose Marie Santini

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista é publicada sob a licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 4.0 Internacional.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.