A ATUAÇÃO DOS SISTEMAS DE TRANSPORTES INTELIGENTES NO TRANSPORTE PÚBLICO VIA ÔNIBUS IMPULSIONADO PELO 5G
uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.21728/p2p.2024v10n2e-6916Palabras clave:
mobilidade urbana, 5g, ônibus, transportes inteligentes, inteligência artificial, segurançaResumen
O desafio da mobilidade urbana é uma preocupação que afeta inúmeras cidades globalmente, onde, em 2022, das 15 cidades com maior tempo médio de deslocamento em uma viagem, quatro são brasileiras. A partir desta problemática, o objetivo deste trabalho é realizar uma revisão sistemática sobre a aplicação de STIs no transporte público, especialmente em relação aos ônibus, impulsionados pela tecnologia 5G. A condução desta revisão é feita a partir de artigos que respondem em que essas aplicações beneficiam os usuários em relação a confiabilidade de horários dos ônibus, redução de acidentes e segurança dos dados dos usuários. Os resultados identificam um foco substancial na proteção e segurança dos dados que permeiam esses sistemas e esforços direcionados à otimização do fluxo de tráfego urbano com a integração do 5G, aliados a técnicas de inteligência artificial. Assim, essas aplicações não só beneficiam os usuários mas abrem um leque para que prossiga a análise, seja levantado novos questionamentos com o uso das ferramentas de inteligência artificial e seja estudado aplicações que fornecem serviços sob demanda.
Descargas
Referencias
ALANAZI, F. Development of smart mobility infrastructure in saudi arabia: A benchmarking approach. Sustainability, v. 15, n. 4, 2023. ISSN 2071-1050. Disponível em: https://www.mdpi.com/2071-1050/15/4/3158. DOI: https://doi.org/10.3390/su15043158
ANTONIO, G.-P.; MARIA-DOLORES, C. Multi-agent deep reinforcement learning to manage connected autonomous vehicles at tomorrow’s intersections. IEEE Transactions on Vehicular Technology, v. 71, n. 7, p. 7033–7043, 2022. DOI: https://doi.org/10.1109/TVT.2022.3169907
CNDL. Populacao dos grandes centros perde em média 21 dias do ano no trânsito, aponta CNDL / SPC Brasil. 2022. Disponível em: https://site.cndl.org.br/populacao-dos-grandes-centros-perde-em-media-21-dias-do-ano-no-transito-aponta-cndl-spc-brasil/. Acesso em: 13 abr 2023.
CUI, J. et al. Reliable and efficient content sharing for 5g-enabled vehicular networks. IEEE Transactions on Intelligent Transportation Systems, v. 23, n. 2, p. 1247–1259, 2022. DOI: https://doi.org/10.1109/TITS.2020.3023797
HANDTE, M. et al. An internet-of-things enabled connected navigation system for urban bus riders. IEEE Internet of Things Journal, v. 3, n. 5, p. 735–744, 2016. DOI: https://doi.org/10.1109/JIOT.2016.2554146
HASSAN, M. State of IoT 2022: Number of connected IoT devices growing 18% to 14.4 billion globally. 2022. Disponível em: https://iot-analytics.com/number-connected-iot-devices/. Acesso em: 13 abr 2023.
INRIX. Global Traflc Scorecard - INRIX Global Traffic Rankings. 2023. Disponível em: https://inrix.com/scorecard/. Acesso em: 13 abr 2023.
KEMP, S. Digital 2023: Global Overview Report. 2023. Disponível em: https://datareportal.com/reports/digital-2023-global-overview-report. Acesso em: 13 abr 2023.
KHAN, M. A. et al. Robust, resilient and reliable architecture for v2x communications. IEEE Transactions on Intelligent Transportation Systems, v. 22, n. 7, p. 4414–4430, 2021. DOI: https://doi.org/10.1109/TITS.2021.3084519
KIM, J.; MOON, Y.-J.; SUH, I.-S. Smart mobility strategy in korea on sustainability, safety and efficiency toward 2025. IEEE Intelligent Transportation Systems Magazine, v. 7, n. 4, p. 58–67, 2015. DOI: https://doi.org/10.1109/MITS.2015.2474995
KITCHENHAM, B.; CHARTERS, S. Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering. Keele University and Durham University Joint Report, 2007.
LI, Z. et al. Crowd-learning: A behavior-based verification method in software-defined vehicular networks with mec framework. IEEE Internet of Things Journal, v. 9, n. 2, p. 1622–1639, 2022. DOI: https://doi.org/10.1109/JIOT.2021.3107581
LIU, B. et al. A novel v2v-based temporary warning network for safety message dissemination in urban environments. IEEE Internet of Things Journal, v. 9, n. 24, p. 25136–25149, 2022. DOI: https://doi.org/10.1109/JIOT.2022.3195655
LIU, S.; YAN, Z. Efficient privacy protection protocols for 5g-enabled positioning in industrial iot. IEEE Internet of Things Journal, v. 9, n. 19, p. 18527–18538, 2022. DOI: https://doi.org/10.1109/JIOT.2022.3161148
LYONS, G. Getting smart about urban mobility – aligning the paradigms of smart and sustainable. Transportation Research Part A: Policy and Practice, v. 115, p. 4 – 14, 2018. DOI: https://doi.org/10.1016/j.tra.2016.12.001
NHTSA. Automated Vehicles for Safety. 2023. Disponível em: https://www.nhtsa.gov/ technology-innovation/automated-vehicles-safety. Acesso em: 13 abr 2023.
PASZKIEWICZ, A. et al. Traffic intersection lane control using radio frequency identification and 5g communication. Energies, v. 14, n. 23, 2021. ISSN 1996-1073. Disponível em: https://www.mdpi.com/1996-1073/14/23/8066. DOI: https://doi.org/10.3390/en14238066
SAFAVAT, S.; RAWAT, D. B. On the elliptic curve cryptography for privacy-aware secure aco-aodv routing in intent-based internet of vehicles for smart cities. IEEE Transactions on Intelligent Transportation Systems, v. 22, n. 8, p. 5050–5059, 2021. DOI: https://doi.org/10.1109/TITS.2020.3008361
SALEH, S. N.; FATHY, C. A novel deep-learning model for remote driver monitoring in sdn-based internet of autonomous vehicles using 5g technologies. Applied Sciences, v. 13, n. 2, 2023. ISSN 2076-3417. Disponível em: https://www.mdpi.com/2076-3417/13/2/875. DOI: https://doi.org/10.3390/app13020875
SCHUHBäCK, S.; WISCHHOF, L.; OTT, J. Cellular sidelink enabled decentralized pedestrian sensing. IEEE Access, v. 11, p. 13349–13369, 2023. DOI: https://doi.org/10.1109/ACCESS.2023.3242946
STATISTA. Number of cars sold worldwide from 2010 to 2022, with a 2023 forecast. 2023. Disponível em: https://www.statista.com/statistics/200002/international-car-sales-since-1990/. Acesso em: 01 sept 2023.
SULTAN, A. 5G System Overview. 2022. Disponível em: https://www.3gpp.org/technologies/ 5g-system-overview. Acesso em: 13 abr 2023.
TEIXEIRA, P. et al. A sensing, communication and computing approach for vulnerable road users safety. IEEE Access, v. 11, p. 4914–4930, 2023. DOI: https://doi.org/10.1109/ACCESS.2023.3235863
WANG, Z. et al. Clasrm: A lightweight and secure certificateless aggregate signature scheme with revocation mechanism for 5g-enabled vehicular networks. Wirel. Commun. Mob. Comput., John Wiley and Sons Ltd., GBR, v. 2022, jan 2022. ISSN 1530-8669. Disponível em: https://doi.org/10.1155/2022/3646960. DOI: https://doi.org/10.1155/2022/3646960
WEGNER, P. The top 10 Smart City use cases that are being prioritized now. 2020. Disponível em: https://iot-analytics.com/top-10-smart-city-use-cases-prioritized-now/. Acesso em: 30 abr 2023.
WEGNER, P. Global IoT market size to grow 19% in 2023—IoT shows resilience despite economic downturn. 2023. Disponível em: https://iot-analytics.com/iot-market-size/. Acesso em: 13 abr 2023.
WIJETHILAKA, S.; LIYANAGE, M. Survey on network slicing for internet of things realization in 5g networks. IEEE Communications Surveys Tutorials, v. 23, n. 2, p. 957–994, 2021. DOI: https://doi.org/10.1109/COMST.2021.3067807
XU, X. et al. Adaptive computation offloading with edge for 5g-envisioned internet of connected vehicles. IEEE Transactions on Intelligent Transportation Systems, v. 22, n. 8, p. 5213–5222, 2021. DOI: https://doi.org/10.1109/TITS.2020.2982186
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Raniely Martins dos Santos, Rafael Oliveira Vasconcelos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
A revista é publicada sob a licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 4.0 Internacional.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.