Transformação digital na esfera pública

uma análise bibliométrica

Autores

  • Eduardo Amadeu Dutra Moresi Universidade Católica de Brasília , Curso de Sistemas de Informação - UCB-DF
  • Wanderson Alves Eletrobras Eletronorte
  • Ana Bernardi Universidade Católica de Brasília
  • Helga Hedler Universidade Católica de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v52i2.5987

Palavras-chave:

Governança eletrônica, Governo eletrônico, Governança de Tecnologia da Informação, Análise bibliométrica

Resumo

A tecnologia tem sido propulsora para o crescimento e destaque de muitas organizações nos últimos anos. A transformação digital está diretamente associada tanto ao crescimento como à sustentabilidade das principais organizações em todo o mundo. As organizações são desafiadas a compreender e avaliar a dinâmica das regras da economia digital e passam por transformações digitais para se manterem relevantes na economia digital. O objetivo desse estudo é realizar uma pesquisa bibliométrica sobre a transformação digital, identificando os temas mais relevantes e emergentes correlatos que estão influenciando a agregação de valor ao negócio das organizações. A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura empregando a base Scopus e as ferramentas VOSviewer e Gephi para análises e geração de redes de coocorrência de palavras-chave, de cocitação de referências, acoplamento bibliográfico de documentos e identificação de questões emergentes. Para aprofundar os conhecimentos acerca dos tópicos identificados foi realizada, dentre outras técnicas uma análise de conteúdo. Foi constatado que a implantação da transformação digital na organização depende do nível de maturidade em governança eletrônica da organização e que a utilização de um framework de governança de TI auxilia em uma implantação exitosa.

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Biografia do Autor

  • Eduardo Amadeu Dutra Moresi, Universidade Católica de Brasília , Curso de Sistemas de Informação - UCB-DF

    Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, UNB, Brasilia, Brasil. Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília, UNB, Brasilia, Brasil. Graduação em Intendência pela Academia Militar das Agulhas Negras, AMAN, Brasil. Graduação em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Militar de Engenharia, IME, Rio De Janeiro, Brasil. Assessor Técnico da Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, CGEE, Brasil. Professor da Universidade Católica de Brasília , Centro de Ciência e Tecnologia , Mestrado em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação.


  • Wanderson Alves, Eletrobras Eletronorte

    Licenciatura em Informática, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, Brasil.

    Superintendente de TI, Eletrobras Eletronorte, Brasília, DF, Brasil.

    URL: https://www.linkedin.com/in/wanderson-alves-aaa049144/

  • Ana Bernardi, Universidade Católica de Brasília

    A pesquisadora atua na área de governança e gestão pública em tempos de transformação digital e na área de educação e mentoria. Suas temáticas de interesse são: (1) governança de TIC e corporativa (direcionamento, avaliação e monitoramento de estratégias organizacionais) para otimizar recursos e gerar valor (quais e quando as tecnologias podem criar valor para as organizações?) ; (2) desenvolvimento de capacidades dinâmicas e capacidades digitais (capacidades necessárias para implementar a transformação digital);(3) governança de cidades inteligentes e sustentáveis (como as TICs podem ser utilizadas para a melhoria dos processos resguardando os requisitos de sustentabilidade?). Com formação na área de exatas (graduação e mestrado) ingressou em 2006 em pesquisas do Mestrado em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação atuando com sistemas tutores inteligentes e sistemas de tomada de decisão para a área da saúde e educação . Nesse período evoluiu suas experiências em processos sistêmicos e interdisciplinares. Concluiu seu doutoramento em Engenharia de Sistemas Eletrônicos e de Automação (UnB) em 2015 onde desenvolveu um sistema inteligente e automatizado para a área da saúde. Ingressou em 2016 como professora permanente do agora Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Governança, Tecnologia e Inovação onde ampliou suas pesquisas para a área de negócios e organizações. Na linha de Governança e Inovação atua investigando como o uso das TICs e seus sistemas viabilizam a geração de valor, principalmente o valor público. Tem certificação na área de Governança de TIC pela ISACA. Ministra aulas no mestrado de governança de TI, Governança na Administração Pública e Privada e gestão e governança e gestão na Transformação Digital. Esta última disciplina é resultado de um período de 3 anos de pesquisa na área observando como TI tem transformado a estrutura dos negócios e organizações públicas. No momento, participa ed projetos de pesquisas vinculados a Administração Pública Federal onde desenvolve metodologias, processos e pilotos envolvendo TICs e seus profissionais, para aprimorar processos de governança e interação com ecossistemas de inovação. Além disso, a professora provê mentorias para a área.

  • Helga Hedler, Universidade Católica de Brasília

    Doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, (UNB, 2007) com foco na meta-avaliação de programas sociais e auditoria. Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília no qual desenvolveu a temática planejamento estratégico e cultura organizacional. Conclui em 2021 curso de Especialização em Avaliação Psicológica pelo IPOG. Possuo longa experiência profissional, no setor privado e no setor público. Atuei durante dois anos no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, na área de proteção social básica, como técnica e assessora. A atuação nos Programas Sociais subsidiou pesquisa da tese de doutorado e alinhou a atuação no curso de Serviço Social na disciplina Psicologia Social. Como professora e pesquisadora atua na Universidade Católica de Brasília - UCB, no Mestrado em Governança, Tecnologia e Inovação e no Instituto de Educação Superior de Brasília - IESB, no Mestrado em Gestão Estratégica de Organizações. Na minha atuação na graduação nos cursos de Serviço Social, Psicologia e Administração e cursos de lato sensu, orientei mais de 60 trabalhos de conclusão. Nos mestrados profissionais orientei mais de 30 dissertações e três teses de doutorado na área de Educação. Possui uma produção de artigos científicos em revistas qualificadas, dentre outras publicações e participações. Como docente ministra disciplinas como métodos qualitativos, gestão estratégica e do conhecimento e comportamento organizacional. Temas de interesse de pesquisa: comportamento organizacional; cultura organizacional; gestão do conhecimento e governança.

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Publicado

21/06/2024

Edição

Seção

Revisão de Literatura