Narrativas de histórias: um estudo preliminar na gestão de projetos de Tecnologia da Informação

Authors

  • Valério Brusamolin Universidade de Brasília
  • Eduardo Amadeu Dutra Moresi Universidade Católica de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v37i1.1220

Keywords:

Narrativas de histórias, gerenciamento de projetos, gestão do conhecimento, narrativas de histórias organizacionais

Abstract

Narrativas de histórias é uma técnica de gestão do conhecimento para compartilhamento de experiências, pensamentos e valores no ambiente organizacional. O objetivo desta pesquisa foi identificar o emprego de narrativas de histórias para transpor as barreiras que se interpõem ao sucesso de projetos de Tecnologia de Informação (TI). Como resultado, apresenta-se uma proposta de emprego de narrativas de histórias para facilitar o gerenciamento de projetos na área da TI.

Palavras-chave

: Gerenciamento de projetos. Gestão do conhecimento. Narrativas de histórias organizacionais.

Historical narratives: a preliminary study on management of projects of information technology

Abstract

Historical narratives are a technique of knowledge management for sharing experiences, thoughts and values in the organizational environment. The objective of this research is to identify the use of historical narratives for overcoming the barriers which hinder the success of projects of Information Technology (IT). As a result, a proposal has been presented for use of historical narratives for facilitating the management of IT projects.

Keywords: Project management. Knowledge management. Organizational storytelling.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Valério Brusamolin, Universidade de Brasília
    Doutorando em Ciência da Informação, Gerente de Requisitos do Centro de Desenvolvimento de Sistemas do Exército Brasileiro.
  • Eduardo Amadeu Dutra Moresi, Universidade Católica de Brasília
    Doutor em Ciência da Informação, Professor da Universidade Católica de Brasília.

Published

23/09/2008

Issue

Section

Articles