AS REDES SOCIAIS COMO ESPAÇO DE MEMÓRIA

o facebook como potencial instrumento na construção de memórias escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21728/p2p.2023v9nesp.p348-361

Palavras-chave:

memórias escolares, documento escolar, Redes sociais, Facebook

Resumo

O presente artigo é fruto de trabalho de conclusão de curso de Arquivologia. A pesquisa observou grupos de comunidades escolares formados no facebook, que postam registros particulares e individuais voltados ao universo das instituições de ensino pelas quais os integrantes dos grupos passaram. Verificou-se que tais registros ao serem compartilhados atingem uma memória coletiva por parte dos sujeitos que frequentaram em determinado período, o espaço escolar, evidenciando o quanto o facebook se constitui como um lugar de memória, justificada, inclusive, em alguns casos, pela ausência desse tipo de acervo sob posse da instituição de ensino. Para tanto, tal estudo se concentrou em pesquisar dois grupos do facebook, com ênfase nas postagens e interação de seus usuários diante de um documento escolar, sendo feito um recorte nos anos em que foram feitas as postagens. De cada grupo, foi analisada uma postagem anual compreendendo os períodos de 2019 à 2022.

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Publicado

05/06/2023

Como citar

PEREIRA, I. dos S.; GOMES, P. AS REDES SOCIAIS COMO ESPAÇO DE MEMÓRIA: o facebook como potencial instrumento na construção de memórias escolares. P2P E INOVAÇÃO, Rio de Janeiro, RJ, v. 9, n. esp, p. 348–361, 2023. DOI: 10.21728/p2p.2023v9nesp.p348-361. Disponível em: https://revista.ibict.br/p2p/article/view/6287. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Estudos da Informação