COMPETˆÊNCIAS PARA INOVAÇÃO
evidências a partir de um estudo bibliométrico e sistêmico
DOI:
https://doi.org/10.21728/p2p.2024v11n1e-7120Palavras-chave:
competências, Inovação, revisão sistemática, BibliometriaResumo
Competências para inovação é um conceito amplo e abrangente, que diz respeito à capacidade dos indivíduos realizarem tarefas que resultem em melhorias inovadoras para as organizações. Envolve conhecimento, habilidades e atitudes e é impulsionado tanto pela expertise individual como pelas capacidades organizacionais. Este tema tem recebido atenção em diversos estudos científicos, no entanto, ainda existem lacunas na literatura relacionadas à criação dessas competências. Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo mapear e analisar a produção científica sobre competências para inovação, a fim de compreender como o tema vem sendo abordado pela comunidade científica. É um estudo bibliográfico, de caráter exploratório-descritivo e abordagem quantitativa e qualitativa. O método empregado foi o Knowledge Development Process-Constructivist (Proknow-C). Uma análise bibliométrica e sistêmica dos dados foi efetuada. Os resultados apontam para a composição de um portfólio bibliográfico com 27 artigos publicados em distintos periódicos científicos no período de 2009 a 2021, com um total de 617 citações e maior conexão entre seis dos 69 autores. Indicam ainda que os estudos sobre o tema se voltam para quatro tônicas, competências para inovação nas organizações, competências para inovação no ambiente acadêmico, modelos de competências para inovação e traços da personalidade para inovação.
Downloads
Referências
ADEPOJU, Omoseni Oyindamola; NWULU, Nnamdi I. Engineering Students' Innovation Competence: A Comparative Analysis of Nigeria and South Africa. Int. J. Eng. Pedagog., v. 10, n. 6, p. 147-155, 2020.
ANDREU-ANDRÉS, Maria-Angeles et al. Contrasting innovation competence FINCODA model in software engineering: Narrative review. Journal of Industrial Engineering and Management, v. 11, n. 4, p. 715-734, 2018.
ARAÚJO, Ronaldo Ferreira; ALVARENGA, Lidia. A bibliometria na pesquisa científica da pós-graduação brasileira de 1987 a 2007. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 16, n. 31, p. 51-70, 2011.
BABAEI, Mohsen; AGHDASSI, Mohammad. Measuring the dimensions of quality in service innovation: A dynamic capability and organisational competency perspective. Total Quality Management & Business Excellence, v. 33, n. 3-4, p. 434-466, 2022.
CERINSEK, Gregor; DOLINSEK, Slavko. Identifying employees' innovation competency in organisations. International Journal of Innovation and Learning, v. 6, n. 2, p. 164-177, 2009.
CHAROSKY, Guido et al. Developing innovation competences in engineering students: a comparison of two approaches. European Journal of Engineering Education, v. 47, n. 2, p. 353-372, 2022.
ENSSLIN, Sandra Rolim et al. Processo de mapeamento das publicações científicas de um tema: portfólio bibliográfico e análise bibliométrica sobre avaliação de desempenho de cooperativas de produção agropecuária. Revista de Economia e Sociologia Rural, v. 52, p. 587-608, 2014.
FERNÁNDEZ-CRUZ, Francisco José; RODRÍGUEZ-LEGENDRE, Fidel. The innovation competence profile of teachers in higher education institutions. Innovations in Education and Teaching International, v. 59, n. 6, p. 634-645, 2022.
FERRERAS-GARCIA, Raquel; SALES-ZAGUIRRE, Jordi; SERRADELL-LÓPEZ, Enric. Sustainable innovation in higher education: the impact of gender on innovation competences. Sustainability, v. 13, n. 9, p. 5004, 2021.
FLETA, B. M. et al. Enhancing innovation competences through a research-based simulation: from framework to hands-on experience. Porta Linguarum, v. 20, p. 239-252, 2013.
FLEURY, Maria Tereza Leme; FLEURY, Afonso. Construindo o conceito de competência. Revista de administração contemporânea, v. 5, p. 183-196, 2001.
HAMAD, Aldrwin Farias. Competências e habilidades para eventos de inovação de curta duração. Tese (Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2020.
HERO, Laura-Maija; PITKÄJÄRVI, Marianne; MATINHEIKKI-KOKKO, Kaija. Validating an individual innovation competence assessment tool for university–industry collaboration. Industry and Higher Education, v. 35, n. 4, p. 485-496, 2021.
HRYNEVYCH, L. M.; MORZE, N. V.; BOIKO, M. A. Scientific Education as the Basic for Innovative Competence Formation in the Conditions of Digital Transformation of the Society. Information Technologies and Learning Tools, v. 77, n. 3, p. 1-26. 2020.
HSIAO, Wei-Ting et al. An Analytic Study on Constructional Relationship of Intrapersonal Factors Fostering Innovation Competency: From Taiwanese Students’ Perspectives. EURASIA Journal of Mathematics, Science and Technology Education, v. 15, n. 12, p. 1-14, 2019.
KEINÄNEN, Meiju Marika; KAIRISTO-MERTANEN, Liisa. Researching learning environments and students’ innovation competences. Education+ Training, 2019.
KEINANEN, Meiju Marika; URSIN, Jani; NISSINEN, Kari. How to measure students’ innovation competences in higher education: Evaluation of an assessment tool in authentic learning environments. Studies in Education Evaluation, n. 58, p. 30-36, 2018.
KO, Hsien‐Tang; LU, Hsi‐Peng. Measuring innovation competencies for integrated services in the communications industry. Journal of service Management, v. 21, n. 2, p. 162-190, 2010.
KOBARG, Sebastian; STUMPF-WOLLERSHEIM, Jutta; WELPE, Isabell M. University-industry collaborations and product innovation performance: The moderating effects of absorptive capacity and innovation competencies. The Journal of Technology Transfer, v. 43, p. 1696-1724, 2018.
KONST, Taru et al. Multidisciplinary Learning Environments Generating Innovation Competences—Some Examples from Turku University of Applied Sciences in Finland. Applied Degree Education and the Future of Work: Education 4.0, p. 17-28, 2020.
MARIN-GARCIA, Juan A. et al. Proposal of a framework for innovation competencies development and assessment (FINCODA). WPOM-Working Papers on Operations Management, v. 7, n. 2, p. 119-126, 2016.
MARIN-GARCIA, Juan A.; PÉREZ-PEÑALVER, María José; WATTES, Frances. How to assess innovation competence in services: The case of university students. Dirección y Organización. Revista de Ingeniería de Organización, n. 50, p. 48-62, 2013.
MORAD, Sigal; RAGONIS, Noa; BARAK, Miri. An Integrative Conceptual Model of Innovation and Innovative Thinking Based on a Synthesis of a Literature Review. Thinking Skills and Creativity, v. 40, p. 1-14, 2021.
NIELSEN, Jan Alexis. Assessment of innovation competency: A thematic analysis of upper secondary school teachers’ talk. The Journal of Educational Research, v. 108, n. 4, p. 318-330, 2015.
OLIVEIRA, R. S. et al. Analysis of competences for innovation in technology-based enterprise incubators. Latin American Business Review, v. 12, n. 3, p. 187-207, 2011.
OVACI, Ceyda; SAATÇİ, Ezgi Yildirim. Bireysel inovasyon yetkinlikleri ölçümlenmesi: ölçek uyarlama çalişmasi-measurement of individual innovation competencies: scale adaptation study. Mehmet Akif Ersoy Üniversitesi İktisadi ve İdari Bilimler Fakültesi Dergisi, v. 7, n. 1, p. 143-171.
OVBIAGBONHIA, A. R.; KOLLOFFEL, B.; BROK, P. D. Educating for innovation: students’ perceptions of the learning environment and of their own innovation competence. Learning Environments Research, n. 22, p. 387-407, 2019.
PÉREZ-PEÑALVER, María Jose; AZNAR-MAS, Lourdes E.; MONTERO-FLETA, Begoña. Identification and classitication of behavioural indicators to asses innovation competence. Journal of Industrial Engineering and Management, v. 11, n. 1, p. 87-115, 2018.
PHI, Giang Thi; CLAUSEN, Helene Balslev. Fostering innovation competencies in tourism higher education via design-based and value-based learning. Journal of Hospitality, Leisure, Sport & Tourism Education, v. 29, p. 100298, 2021.
PRANCIULYTĖ-BAGDŽIŪNIENĖ, Ilma; PETRAITÉ, Monika. The Interaction of Organizational Capabilities and Individual Competences for Open Innovation in Small and Medium Organizations. Information & Media, v. 85, p. 148-175, 2019.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
SAATCI, Ezgi Yildirim; OVACI, Ceyda. Innovation competencies of individuals as a driving skill sets of future works and impact of their personality traits. International Journal of Technological Learning, Innovation and Development, v. 12, n. 1, p. 27-44, 2020.
SAYAVARANONT, Purita; PIRIYASURAWONG, Pallop. Virtual community of practice using human performance technology to enhance innovation competency and innovation for high performance organization. TEM Journal, v. 8, n. 4, p. 1461, 2019.
SEMBAY, Marcio et al. Aplicação da Lei de Bradford a pesquisas relacionadas a Open Government. In: Anales de Documentación. Facultad de Comunicación y Documentación y Servicio de Publicaciones de la Universidad de Murcia, 2020.
SÉRGIO, Marina Carradore; GONÇALVES, Alexandre Leopoldo; DE SOUZA, João Artur. Mapeamento de competências baseado em análise de agrupamentos. Revista Tecnologia e Sociedade, v. 12, n. 24, p. 78-96, 2016.
SRIVASTAVA, Saurabh; SULTAN, Abid; CHASHTI, Nasreen. Influence of innovation competence on firm level competitiveness: an exploratory study. Asia Pacific Journal of Innovation and Entrepreneurship, v. 11, n. 1, p. 63-75, 2017.
SUN, Hongyi et al. A systematic model for assessing innovation competence of Hong Kong/China manufacturing companies: A case study. Journal of Engineering and Technology Management, v. 29, n. 4, p. 546-565, 2012.
TIDD, Joe; BESSANT, Joe. Gestão da inovação. São Paulo: Bookman Editora, 2015.
WANG, Chun-Hsien. A longitudinal study of innovation competence and quality management on firm performance. Innovation, v. 16, n. 3, p. 392-403, 2014.
WHITE, Kenneth R.; PILLAY, Rubin; HUANG, Xuan. Nurse leaders and the innovation competence gap. Nursing outlook, v. 64, n. 3, p. 255-261, 2016.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Priscila Freire Martins Rosa, Rejane Sartori, Hilka Pelizza Vier Machado

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista é publicada sob a licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 4.0 Internacional.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.