Entre coleções e monumentos coloniais: uma abordagem a partir do conceito de “patrimônio dissonante”

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v17i2.5776

Palabras clave:

Patrimônio Dissonante, Memória, Decolonialidade, Lidio Cipriani, Monumentos

Resumen

O artigo propõe uma discussão acerca do chamado “patrimônio dissonante” (dissonant heritage), em particular o patrimônio ligado ao colonialismo italiano. Qualquer patrimônio, ainda que em estado silente, enquanto não mais envolvido no quotidiano e nos processos culturais do presente, é recebido, mesmo que inconscientemente, pelos públicos. Optamos para analisar dois estudos de caso de patrimônios definidos como “dissonantes”, para observarmos, nas práticas, as trajetórias político-culturais de manutenção dessa memória em um contexto em que a dissonância precisa ser identificada e centralizada, o monumento ao explorador Vittorio Bottego e a coleção de máscaras faciais do antropólogo fascista Lidio Cipriani. Desvelar o papel principal que a ‘dissonância’ desempenha nas discussões sobre os diferentes usos da memória e do patrimônio significa reconhecer como essa dissonância abriu novas perspectivas no campo dos estudos sobre o patrimônio, no qual o conceito foi originalmente introduzido para discutir heranças que envolvem histórias discordantes e usos públicos de memórias e representações de passados contenciosos

Biografía del autor/a

  • Giulia Crippa, Dipartimento di Beni Culturali, Università di Bologna, Ravenna, Itália

    Professora Associada. Dipartimento di Beni Culturali da Universidade de Bolonha (Itália). Área de Sociologia dos Processos Comunicativos.Livre Docente em Ciência da Informação pela FFCLRP/USP. Doutora em História Social pela FFLCH/USP.

Referencias

ASHWORTH, Gregory J. & TUNBRIDGE, John E. (orgs.), 1996. Dissonant Heritage: Management of the Past as a Resource. Wiley, UK: Chichester.

BENJAMIN, Walter, 1966. L’opera d’arte nell’epoca della sua riproducibilità tecnica. Torino, Itália: Einaudi.

BHABHA, Homi K., 2007. O local da cultura. Belo Horizonte, BH: UFMG.

CONNERTON, Paul, 1989. How societies remember. Cambridge, UK: Cambridge University Press.

ERNST, Wolfgang, 2016. Radically De-Historicizing the Archive: Decolonising Archival Memory from the Supremacy of Historical Discourse. Em: Decolonising Archives. Ghent, Bélgica: L’Internationale Books, p. 9-16

FOUCAULT, Michel, 2020. Bisogna difendere la società: corsi al college de France (1975-1976). Milano, Itália: Feltrinelli.

GRAHAM B. J. & al. (2004). A geography of heritage: power, culture and economy, London, Arnold.

HALL, Stuart, 2006. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro, RJ: DP&A.

HOBSBAWM, Eric, 1997. A invenção das tradições. Rio de Janeiro, RJ: Paz & Terra.

JULLIEN, François, 2018. L’identità culturale non esiste. Torino, Itália: Einaudi.

LEOPOLD, Teresa, 2007. A proposed code of conduct for war heritage site. Em: Ryan (ed.), Battlefield Tourism: History, Place and Interpretation. Amsterdam, NL: Elsevier, p. 49-58 .

MBEMBE, Achille. (2018). Necropolitica: biopoder, soberania, estado de exceção, política da morte. Rio de Janeiro, RJ: N-1.

NORA, Pierre (org.), 1997. Les lieux de mémoire. Paris, França. Quarto Gallimard,.

PANDOLFO, Michele, 2013. La Somalia coloniale: una storia ai margini della memoria italiana. Em: Diacronie Studi di Storia Contemporanea [em linha]. 2013, n.14, 2 [Acesso em 21 junho 2021]. Disponível em: https://doi.org/10.4000/diacronie.272

RENAN, Ernest, 1990. “What is a nation?”. Em: Bhabha, Nation and narration. London, UK: Routledge, p. 8-22.

SARLO, Beatriz, 2007. Tempo Passado: Cultura da Memória e Guinada Subjetiva. São Paulo, SP: Companhia das Letras.

SMITH, Laurajane, 2006. Uses of Heritage. London, UK: Routledge.

STOLER, Anna Laura, 2009. Along the Archival Grain: Epistemic anxiety and Colonial Common Sense. Princeton, USA: Princeton University Press.

VERDE, Simone, 2017. Le belle arti e i selvaggi: La scoperta dell’altro, la storia dell’arte e l’invenzione del patrimonio culturale. Venezia, Itália: Marsilio.

Publicado

30/11/2021

Número

Sección

Decolonialidad y ciencia de la información: Veredas de diálogos

Cómo citar

Entre coleções e monumentos coloniais: uma abordagem a partir do conceito de “patrimônio dissonante”. Liinc em Revista, [S. l.], v. 17, n. 2, p. e5776, 2021. DOI: 10.18617/liinc.v17i2.5776. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/5776. Acesso em: 25 nov. 2024.

Artículos similares

31-40 de 63

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.