Guerras Culturais: Polarização, Mitos e Tipologia no Jornalismo
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v19i2.6640Palabras clave:
Guerras Culturais, Jornalismo, Fake News, Polarização, PolíticaResumen
Este artigo propõe analisar o jornalismo dentro no enfoque específico das Guerras Culturais, utilizando uma metodologia qualitativa fundamentada em pesquisa documental e bibliográfica. Seu propósito é examinar o jornalismo contemporâneo diante da polarização do debate público, desmistificando algumas concepções na área e propondo uma tipologia do jornalismo no contexto analisado. Apresentamos uma estrutura analítica para categorizar abordagens e perspectivas presentes na produção contemporânea de notícias, fomentando a análise crítica e permitindo uma melhor compreensão das dinâmicas culturais e ideológicas que moldam a apresentação e o consumo de informações na esfera pública. Outra questão de discussão é o papel de agências de checagem na apuração de fake news. O resultado demonstra que o jornalismo enfrenta muitas dificuldades não apenas para atualizar o modelo de negócio, como para retenção da credibilidade no cenário de polarização
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