Liinc em Revista

A Liinc em Revista é um periódico científico de acesso aberto de âmbito internacional e avaliação por pares, para a reflexão crítica sobre os processos de produção, circulação e apropriação da informação e do conhecimento, ante as transformações no mundo contemporâneo. A revista é indexada por DoajLatindex e Harvester e avaliada no Qualis da Capes.

Liinc em Revista is an interdisciplinary, international peer-reviewed open journal of critical reflection on the processes of information and knowledge production, circulation and appropriation in a changing world. The journal is indexed by DoajLatindex e Harvester and evaluated in Capes Qualis.

ISSN 1808-3536


v. 15, n. 1 (2019): Humanidades digitais: olhares do sul | Humanidades digitales: miradas del sur | Digital humanities: views from the south

Sumário

Editorial | Letter from the Editors

Sarita Albagli
PDF

Apresentação | Foreword

Gimena del Rio Riande, Ricardo Medeiros Pimenta

Humanidades digitais: olhares do sul | Humanidades digitales: miradas del sur | Digital humanities: views from the south

Gimena del Rio Riande
Luís Fernando Sayão, Luana Farias Sales
PDF
Renan Castro
PDF
Thiago de Oliveira Vieira, Paola Rodrigues Bittencourt, Anna Carla Almeida Mariz
PDF
Fernando Cesar Sossai
PDF
Hanno Ehrlicher, Roman Klinger, Jörg Lehmann, Sebastian Pado
Marcelo Nogueira de Siqueira, Daniel Flores
PDF
Domenico Fiormonte, Paolo Sordi
Moisés Rockembach
PDF
Dalton Lopes Martins, Danielle do Carmo
PDF
Anthony José da Cunha Carneiro Lins, Dario Brito Rocha Jr, Alice Cristiny Ferreira de Souza
Alexandre Farbiarz, Jackeline Lima Farbiarz, Cynthia Macedo Dias, Guilherme de Almeida Xavier
PDF
Clayton Policarpo, Ronaldo Ferreira de Araujo
PDF
Ana Javes Andrade da Luz, Maria Helena Weber
PDF
Renata Faria Brandao
PDF
Phablo Roberto Marchis Fachin, Laís Cristina Trevisan Reis de Oliveira
PDF

MAIS ARTIGOS | MORE ARTICLES

Bianca da Costa Maia Lopes, Arthur Coelho Bezerra
PDF
Selma Leticia Capinzaiki Ottonicar, Beatriz Rosa Pinheiro dos Santos, Ieda Pelogia Martins Damian, Josiane Torres
PDF
Janaína Dutra Silvestre Mendes
PDF
Angie Biondi
PDF
Rodrigo Silva Caxias de Sousa, Francine Conde Cabral, Jéssica Paola Macedo Müller, Helena da Silva Anselmo
PDF

Agradecimentos | Acknowledgments

Sarita Albagli
PDF

Notícias

 

Chamada de artigos Liinc em Revista Dossiê “Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura”

 

Prazo de submissão: até  02/02/2020

A Liinc em Revista convida à submissão de artigos para o dossiê “Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura”, a ser publicado em seu número 1, volume 16, no mês de maio de 2020. O dossiê é organizado pelos profs. Marco Schneider (IBICT), Marcos Dantas (UFRJ) e Pablo Nabarrete Bastos (UFF).

 

Aceitam-se artigos originais em português, espanhol e inglês. Os artigos passarão por avaliação às cegas entre pares. Não serão aceitos artigos fora do escopo temático do dossiê.

Temário:

 A Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (EPICC) situa-se na interface entre a Comunicação Social, de onde deriva, e vertentes críticas da Economia Política. Embora não hegemônica no campo da Comunicação, a EPICC, ou simplesmente EPC (Economia Política da Comunicação) – abreviação que aponta para sua origem e maturação epistêmicas – já é cinquentenária e possui associações científicas, periódicos e grupos de trabalho em associações maiores, nacionais e internacionais, sendo, portanto, um subcampo que goza de considerável consolidação teórica e institucional no campo da Comunicação Social. Já no âmbito da Ciência da Informação, embora tenha sempre havido pesquisadores individuais que dialogam com as vertentes críticas da Economia Política, não se pode afirmar que haja uma consolidação similar desses estudos nos termos do que mereceria ser adequadamente denominado de um subcampo de Economia Política da Informação. De todo modo, neste momento de desenvolvimento das forças produtivas em que as tecnologias da informação e comunicação são estratégicas na produção, circulação e reprodução ampliada do capital, a Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura atualiza e expande seu leque de estudos a partir das transformações concretas da realidade, demandando mais atenção por parte da Ciência da Informação.

 
Publicado: 2019-08-28 Mais...
 
Outras notícias...